Breaking News

Dúvidas sobre previdência privada

Fonte; IG

É possível interromper os pagamentos para a Previdência Privada?

Sim, contribuições nem sempre são fixas e o dinheiro acumulado continua rendendo, mesmo com suspensão dos pagamentos; tire essa e outras dúvidas sobre mensalidades e resgates

Muitas pessoas adiam a decisão de aderir a um plano de Previdência Privada por terem medo de não conseguir honrar os depósitos, podendo até perder as aplicações já acumuladas. Américo Gomes, diretor-executivo da Bradesco Vida e Previdência, da Bradesco, explica que não é assim. "Os planos são flexíveis", diz ele. Ou seja: as pessoas podem fazer contribuições pequenas e, de tempos em tempos, fazer aportes adicionais. Além disso, podem suspender as contribuições em determinados períodos e até diminuir o valor das mensalidades. Os recursos já acumulados continuarão rendendo dentro dos parâmetros do plano.

Também são permitidos resgates a qualquer momento e até transferir recursos de uma entidade de previdência privada para outra. Mas é possível que existam períodos de carência ou cobrança de taxas para essas operações. Por isso, não deixe de ler o contrato e se informar sobre carências, taxas ou penalidades.

:

Previdência privada pode significar menos IR no ano que vem

Qual é o melhor momento para fazer um plano de previdência?

Os benefícios podem ser retirados total ou parcialmente, como também podem ser revertidos em rendas mensais, vitalícias ou temporárias. Porém, lembre-se que há incidência de imposto de renda no momento do saque ou do recebimento do benefício, o que pode fazer com que o valor efetivamente embolsado sofra descontos significativos. Se for um PGBL, a incidência será sobre todo o valor resgatado. Já no caso do VGBL, apenas sobre os rendimentos.

Nos casos de morte e invalidez, os benefícios também podem ser recebidos.

Se esses imprevistos acontecerem durante a fase de acumulação, o saldo, descontados os impostos, fica à disposição dos beneficiários legais. Em caso de invalidez, o próprio segurado pode receber a quantia em questão.

Porém, se ocorrer na fase de benefícios, a morte do contribuinte encerra o recebimento da renda. Para evitar isso, é possível optar pela reversão da renda a terceiros, como cônjuge e filhos, por meio da contratação de um seguro, valor que será somado às contribuições mensais. "Uma das principais vantagens da previdência privada complementar é a flexibilidade no desenho dos planos", diz Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario