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Eugênio Velasques fala das perspectivas do microsseguro no Brasil

Fonte: Microinsurance Network


Tendo em vista a chegada da Sétima Conferência Internacional de Microseguro, que acontecerá no Rio de Janeiro, Brasil de 8 a 10 de novembro de 2011, os organizadores, Fundação Munich Re e a Microinsure Network, estão entrevistando alguns dos palestrantes para esclarecer o conteúdo a ser discutido.

Nessa entrevista, Eugênio Velasques, diretor executivo de Microseguro na Bradesco Seguros, esclarece o conteúdo da sessão Plenário 3 , intitulada " Mesa Redonda sobre Microseguro no Brasil ".

1) Como você se envolveu com Microseguro e qual o seu papel atual ?

Eu tenho um grande entusiasmo e paixão pelos mercados de massa e venho acumulando experiência em projetos de distribuição durante toda a minha carreira. A primeira vez que eu me envolvi com Microseguro foi em 2008, quando a Bradesco Seguros iniciou um foco especial nos seguros para o mercado de baixa renda e pequenos negócios. Isso se tornou agora, um objetivo estratégico para a Bradesco Seguros.

No momento eu sou a pessoa encarregada do desenvolvimento e implementação dos produtos para o mercado de baixa renda e o porta voz oficial da Bradesco Seguros para esse segmento. Somado a isso, tenho diversos outros cargos relacionados ao Microseguro, como o de Presidente do Comitê Nacional de Microseguros e Seguros Populares da CNSeg, e também membro da Microinsurance Network e do Grupo de Trabalho do Microseguro da SUSEP.

2) Quais produtos de Microseguro a Bradesco Seguros oferece e como eles são distribuídos ?

A Bradesco Seguros é a primeira cia. de seguros a oferecer produtos dentro da filosofia e conceitos tradicionais do microseguro. No momento temos dois produtos no mercado :

- A Primeira Proteção Bradesco, um seguro de acidentes pessoais, com uma cobertura de 11.000 dólares por um premio mensal de 1,89 dólares.

- O Ticket Bradesco Residencial, um seguro residencial contra danos causados por raios , fogo, explosão e enchente, com uma cobertura de 5.500 dólares por um premio único de 5,35 dólares.

Agora em outubro, somente entre esses dois produtos, nós alcançaremos a marca de um milhão de apólices vendidas. As vendas começaram em janeiro de 2010 e desde então, os produtos têm sido distribuídos através de corretores de seguro em nossas agências.

Todos os produtos são desenvolvidos a partir de extensa pesquisa de mercado e nós estamos no processo de desenvolvimento e lançamento de seis novos produtos em 2012. Esses incluem Seguro Funerário, Desemprego, Incapacidade/Hospitalização, e diversos pacotes como vida e residencia, acidente pessoal e funerário e desemprego e funerário.

3) A população de baixa renda acha que seguro é uma coisa muito cara. O quê o governo e as cias. se seguro estão fazendo para mudar essa percepção ?

Os nossos produtos foram desenvolvidos seguindo duas ideologias distintas. A primeira é oferecer produtos que estejam perfeitamente alinhados com as necessidades do mercado de baixa renda. A segunda é aumentar o aspecto educacional, mostrando às pessoas os custos e os benefícios de comprar produtos de seguro.

No ano passado, através do projeto Estou Seguro ( patrocinado pela ILO's Microinsurance Innovation Facility ), nós produzimos um vídeo mostrando que os benefícios do seguro são maiores que o custo da compra de uma apólice. Estamos lançando também, dois folhetos com o objetivo de reforçar a necessidade de se adquirir um seguro, eles estarão disponíveis na Sétima Conferência Internacional de Microseguro agora em novembro.

Com o aumento do microseguro no Brasil, o governo está criando uma série de campanhas para conscientizar as pessoas e mostrar que suas famílias estarão melhor protegidas.

4) De que maneira o mercado informal de microseguros afeta o mercado em si ?

Nós não temos um mercado informal de microseguros no Brasil. A industria de seguros em nosso país é totalmente formal e altamente regulamentada. Podemos dizer, no entanto, que no Brasil existe um mercado inicial de microseguro chamado "Seguro Popular ". Esses produtos são vendidos há muito tempo em nosso país e são produtos individuais como o de acidentes pessoais, funeral, crédito e vida, garantia estendida, residencial e vida, com prêmios mensais máximos de 11 dólares. Dos 38 milhões de clientes da Bradesco Seguros, cerca de 20 milhões já compraram esses produtos.

No geral, esses produtos são distribuídos através de corretores tradicionais de seguro, agências bancárias, lojas de varejo e cias. de serviços públicos.

5) Em 2010, a estimativa era que o Brasil tinha entre 23 e 33 milhões de clientes de microseguro, como você acha que esse número mudará nos próximos 5 anos ?

Nós concordamos com essa estimativa e nos próximos 5 anos esperamos alcançar os 60 milhões de clientes. De acordo com estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas, esse numero crescerá ainda mais nos próximos 10 anos, podendo alcançar a marca de 100 milhões de pessoas.

A Bradesco Seguros almeja ser a líder nesse mercado e para alcançar esse objetivo, nós pretendemos focar no uso da tecnologia para facilitar as vendas através de telefones celulares, POS, PDA, ATM e a Internet, e também utilizar nossos canais de distribuição ( A Bradesco Seguros está presente em todas as cidades brasileiras com 40.000 pontos de venda e de serviço ). Adicionalmente, pretendemos continuar desenvolvendo produtos simplificados com uma linguagem mais clara e com prêmios mais em conta. Esses produtos serão vendidos não somente por bancos correspondentes, utilizando as redes de varejo locais e corretores de microseguro, como também estarão acoplados a extensivos e contínuos programas educacionais.

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