Breaking News

Seguradoras garantem: mulher é melhor no volante

Fonte: Rede Bom Dia - SP

Especialistas e seguradoras desmentem o mito de que as mulheres motoristas são um perigo nas ruas

Existem muitos mitos envolvendo a barbeiragem no trânsito. O maior de todos, sem dúvida, é que a mulher é pior motorista que o homem.

Seguradoras de veículos consultadas informaram que a mulher paga de 20% a 30% menos no seguro do carro que o homem. Isso porque elas são conhecidas por terem comportamento prudente e defensivo.

Esse é um dos fatores que apontam para as seguradoras as chances que um motorista tem de ser um ‘barbeiro’. Os outros critérios são idade e estado civil e, nesse quesito, os divorciados saem na pior.

Algumas empresas de seguro cobram mais caro para o homem mais velho que está divorciado do que para um jovem com mais de 25 anos solteiro. O perfil do condutor é responsável por definir 50% do valor do seguro. A outra metade é definida pela característica do carro, como marca e ano.

Lista
As seguradoras informaram ainda que existe até uma ‘lista negra’ com nome dos motoristas barbeiros de São José que denuncia os condutores campeões de acidentes de trânsito graves.

“Nesses casos, ou o valor do seguro sobe bastante de um ano para o outro ou a seguradora pode se negar a renovar o contrato”, afirmou Flávio Aires, proprietário da seguradora do mesmo nome na zona sul de São José.

Outro mito é de que é fácil tirar uma CNH. Dados da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São José apontam que 1.100 motoristas são reprovados todos os meses nas provas teóricas e práticas exigidas para retirar Habilitação. O número representa quase metade dos 1.400 que são aprovados por mês.

Multas
O delegado do Ciretran, Reinaldo Ribeiro Checa Júnior, disse ainda que por mês 450 condutores têm a CNH suspensa por extrapolarem os 21 pontos permitidos em multas no ano.

Outros 25 têm a Habilitação cassada e ficam proibidos de dirigir por 2 anos. “A maioria dos motoristas que tem a CNH cassada é porque recebeu uma multa no período em que estava com Habilitação suspensa”, afirmou Checa.

Uma coisa é verdade dentro do universo de afirmações que envolvem o trânsito --é preciso ter paciência e respeitar as regras. A psicóloga Sheila Mendes Rocha, atende pacientes que têm medo de dirigir e motoristas profissionais, que lidam com o trânsito a maior parte do dia. “É muito importante que a pessoa estejam preparadas não só tecnicamente, mas psicologicamente e fisicamente antes de assumir o volante”, afirmou. “Se você estiver com um problema muito sério na cabeça é melhor pedir uma carona para um amigo”.

Preparação
Para melhor preparar os futuros motoristas, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) baixou em 2010 uma resolução que tinha o objetivo de tornar mais completo o curso oferecido nas auto-escolas. A regra definiu que 4 das 20 horas/aulas práticas exigidas por lei para obtenção da Habilitação devem ser realizadas à noite. Auto-escolas não comentam o assunto.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario