Breaking News

Sem seguro e sem acordo, NBA pode cancelar toda a temporada

Fonte: Folhapress

Mais uma vez o encontro entre atletas e cartolas da NBA não resultou em um acordo, e o locaute (greve dos proprietários) continua.

A proposta oferecida pelos dirigentes de dividir os lucros em 50% para cada uma das partes foi novamente rejeitada pelo sindicato dos atletas.

A diferença desta vez é que os atletas disseram que agora vão procurar a Justiça, o que deve provocar o cancelamento de toda a temporada.

David Stern, o chefe da NBA, afirmou que a decisão dos atletas é uma tragédia e uma irresponsabilidade.

A paralisação definitiva da temporada pode prejudicar muito a preparação das seleções para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Com o impasse ainda pendente, muitos jogadores permanecem sem clube.

No Brasil, Leandrinho foi o único jogador da NBA que conseguiu um novo clube -o Flamengo- para se manter em atividade. Já os pivôs Anderson Varejão, Nenê e Thiago Splitter permanecem com o futuro indefinido.

Além da questão técnica, outro problema pode afetar as seleções em Londres-2012: o pagamento do seguro dos atletas da NBA. Os times nacionais já tiveram que lidar com o aumento substantivo dos seguros de suas estrelas para tê-las durante os Pré-Olímpicos continentais.

"A única diferença entre uma situação de locaute e uma de não locaute é que teremos que pagar mais pelos seguros", disse Jean-Pierre Siutat, presidente da federação francesa, em julho, antes do Pré-Olímpico europeu. "Considerando que temos seis jogadores na NBA, teremos que pagar um grande montante de dinheiro."

A federação espanhola disse que teve que despender US$ 5,7 milhões nos seguros das estrelas da NBA Pau e Marc Gasol, Rudy Fernandez, Jose Calderon e Ricky Rubio para tê-los na seleção.

Numa situação normal, um acordo firmado entre a Fiba (Federação Internacional de Basquete) e a NBA garante uma negociação coletiva que rebaixa o valor do seguro.

Mas, com o locaute, o acordo está suspenso e cada federação terá que negociar separadamente os seguros para ter seus astros em Londres-12.

"É possível que, devido ao locaute, o basquete não seja o principal esporte coletivo da Olimpíada", declarou o esloveno Bostjan Nachbar, ex-atleta da NBA, à ESPN.

Segundo o diretor-executivo da Associação de Jogadores da NBA, Billy Hunter, o sindicato será dissolvido e transformado em uma entidade comercial. Ainda de acordo com Hunter, os atletas que jogam na liga pretendem entrar com uma ação antitruste contra os dirigentes da NBA.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario