Breaking News

Demanda garantida com expansão de frota

Fonte: Brasil Econômico

Avanço de prêmios da modalidade deve superar ritmo de 2011, segundo FenSeg

O aumento de preços das apólices e de demanda em novos veículos pode resultar em expansão de cerca de 9% da carteira de seguros de automóveis no próximo ano, em volume de prêmios emitidos (valor arrecadado pelas seguradoras).

Na estimativa da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o avanço será maior do que o apresentado neste ano. "A redução de preço para o seguro de 2011 foi tão grande que houve um crescimento de 12% em prêmios de todos os ramos nos sete primeiros meses deste ano e de apenas 6,5% em automóveis", destaca Neival Freitas, diretor da FenSeg.

O baixo crescimento do volume arrecadado pelas seguradoras com a modalidade pode ser creditado mais à queda de preços do que à redução no número de veículos segurados, uma vez que a cada ano cresce a quantidade de carros com apólices.

A penetração de seguros em unidades zero quilômetro é de praticamente 100%, segundo o diretor de relação com investidores da SulAmérica, Arthur Farme d'Amoed Neto.

O Brasil possui uma frota de 33,08 milhões de automóveis e comerciais leves, sendo que de janeiro a novembro deste ano foram vendidas 3,28 milhões de novas unidades, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Um total de 80% dos veículos segurados no Brasil tem idade de até seis anos, o que mostra concentração das apólices em unidades novas.

A Porto Seguro espera crescimento da carteira de automóveis de9% para este ano e a mesma proporção para 2012. A Liberty, por sua vez, deve crescer 11% neste ano na modalidade de automóveis. "Para o ano que vem, vamos alcançar aumento de 15% em prêmios emitidos", diz Paulo Umeki, vice-presidente da área técnica, que estima expansão de apenas 3% em itens segurados. Hoje, a companhia tem 1,3 milhão de carros em carteira. "Quem tem menos do que isso tem dificuldade em competir", diz. F.F.

SEGUROS
Os prêmios emitidos em julho chegaram a R$ 24bi

AUTOMÓVEIS
Maior do segmento, a carteira de automóveis tem participação de 52%

AVANÇO
Em 2012, a carteira de automóvel crescerá 9% e a total 12,5%

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario