Breaking News

Empresas são penalizadas na bolsa

Fonte: Brasil Econômico

Ações caem diante de cenário de aversão a risco e por realização de lucro por parte do investidor

As ações das seguradoras apresentaram forte queda na bolsa de valores brasileira em 2011, mas acompanham a tendência de baixa do principal índice, o Ibovespa. De janeiro até ontem, os papéis da SulAmérica haviam caído 23%, enquanto os da concorrente Porto Seguro haviam apresentado retração da ordem de 21% e o Ibovespa, 18,23%.

De acordo com o analista da Lopes Filho, João Augusto Salles, além do cenário de aversão a risco por conta da crise na Europa que leva à fuga de investidores do mercado acionário como um todo , é importante considerar que em 2010 as ações das seguradoras apresentaram forte alta, o que significa que 2011 foi ano de realizações. Com a SulAmérica temos de acrescentar que o ING, que tem 36% do capital total da companhia, já anunciou que está vendendo a participação e isso cria volatilidade , pondera o analista.

Já o vice-presidente de relações com investidores da SulAmérica, Arthur Farme D Amoed Neto, afirma que a queda se deve ao fato de, no segundo trimestre, a empresa ter feito provisionamento para uma ação judicial no ramo de vida, o que afetou os resultados do período.

O mercado fica na tendência de curto prazo e a ação cai, mas nossos fundamentos são sólidos, estamos em um mercado crescente e que se beneficia da situação da economia, com realização de Copa e Olimpíada , completa.

O diretor de produto da Porto Seguro, Luiz Pomarole, diz que a queda dos papéis da empresa se dão por conta do efeito manada da fuga dos investidores.

Talvez essa seja a dica para o investidor de que é hora de comprar , diz. F.F.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario