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Microsseguro em pauta no Brasil

Fonte: Funenseg - Seguro Em Pauta

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, no final de novembro, a nova regulamentação para o microsseguro, apólices de baixo valor destinadas à população de baixa renda. Entre as principais medidas anunciadas no site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) estão a possibilidade de venda remota (via celular, internet e POS – Point of Sales), de emissão de bilhetes simplificados em vez de apólices para a confirmação da aquisição do microsseguro e a permissão para que todas as corretoras e seguradoras operem no segmento.

Para o diretor Comercial da Vayon Insurance Solutions, Valdemir Navarro, a resolução irá permitir uma concretização mais rápida do potencial do mercado de microsseguros no Brasil, que, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), poderá atingir até 100 milhões de pessoas até 2016. Com isso, o setor de seguros, que atualmente responde por 3,5% do PIB, poderá dobrar de tamanho.

“As novas medidas criam as condições para um salto. Uma nova parcela da população poderá ter seu acesso facilitado à proteção de um seguro, o que cumprirá um importante papel social e contribuirá para o crescimento do mercado de seguros como um todo”, ressalta o executivo.

O diretor explica também que o mercado já conta com tecnologias para dar suporte à operação remota. “A venda por celular, internet e POS já é uma realidade. A regulamentação permitirá uma disseminação mais rápida destes suportes, facilitando as vendas e a abordagem de um novo público, sem, no entanto, comprometer a sustentabilidade financeira do negócio”, completa.

Outra vantagem é a possibilidade de lançamento de novos produtos. Segundo Navarro, os seguros para baixa renda hoje em dia se concentram nas áreas de Vida, Acidentes Pessoais e Auxílio Funeral, mas, com as novas regras, será possível viabilizar outros ramos.

Zurich investe em projeto para população de baixa renda

A Zurich Seguros, em parceria com o Instituto Palmas, desenvolveu um projeto de seguros para populações de baixa renda, denominado Palmas Microsseguro. O produto oferece coberturas de Vida, Assistência Funeral e Sorteio, por apenas R$ 35,00 a anualidade. A iniciativa foi lançada de forma pioneira em Fortaleza e vem sendo expandida para outras cidades por meio da Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Atualmente, ainda é oferecida uma versão simplificada do produto, o Palminhas, que sai por apenas R$ 10 a anualidade.

“Este lançamento está em linha com nossa política de elaborar soluções que visam contribuir com o combate à miséria e outras ações de inclusão social e produtiva. O Grupo Zurich possui iniciativas de microsseguro em vários países e estamos aproveitando esta experiência para parcerias como esta, com o Instituto Palmas, que possuem ao mesmo tempo sustentabilidade financeira e responsabilidade social”, aponta o CEO de Vida & Previdência da Zurich Seguros, Richard Vinhosa.

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