Breaking News

Porto Seguro estimula o lado feminino de 'marido de aluguel'

Fonte: Viver Seguro

Micheline Aparecida Machado de Oliveira, 28 anos, moradora do bairro de Santa Cecília, em São Paulo, é a chamada "faz tudo".

Divorciada, mãe de dois filhos (o mais velho mora em Curitiba com o pai), trabalha há 11 anos com serviços relacionados à hidráulica, elétrica e linha branca. Há dois, passou a atuar como técnica de linha branca da Porto Seguro (www.portoseguro.com.br), após fazer o curso oferecido pela Companhia na ‘Casa Campos Elísios Melhor’, espaço localizado no bairro onde mora, no centro da capital paulista, e que reúne diversos cursos de qualificação profissional, oficinas culturais e outras atividades de cunho social.

Assim como a personagem Griselda, vivida por Lilia Cabral na novela “Fina Estampa”, da Rede Globo, Micheline está sempre pronta para atender a qualquer emergência dos segurados. O interesse pela profissão, comumente chamada de “marido de aluguel”, começou porque seu ex-marido não se dispunha a consertar algo que não estivesse funcionando em casa, fosse um chuveiro queimado ou uma máquina de lavar enguiçada, Ela decidiu, então, que seria a responsável pelo reparo de eletrodomésticos com defeito.

Quando resolveu se dedicar à profissão de técnica, Micheline cursava Administração e trabalhava na Receita Federal. Diz que, na época, enfrentou forte resistência por parte do ex-marido e da família. A técnica em linha branca revela o grande preconceito existente em relação ao fato de mulheres exercerem a atividade.

“Várias pessoas consideram que eu estou tomando o lugar de um homem”, comenta Micheline. Ela afirma ainda que as próprias mulheres estão entre as mais resistentes. “Certa vez, depois de ter realizado um conserto, a dona da casa ligou para a Porto Seguro solicitando que um homem fosse até lá, pois ela queria ter a confiança de uma opinião masculina”, revela a técnica.

Para ela, a repercussão causada pela novela só tende a ajudar. “As pessoas passaram a ter mais confiança no nosso trabalho, pelo fato de considerarem uma novidade a inserção da mulher nesse mercado”, explica. No entanto, Micheline diz que a confiança parte sempre de uma brincadeira: a do “pagar pra ver” se realmente ela é tão capaz quanto um homem.

Quanto à vaidade, Micheline tem uma visão diferente daquela de Griselda. Apesar de não ter preocupação em se produzir demais, gosta de estar sempre arrumada, ao menos com um batom discreto, um lápis e um brinco. Diz que não se arrepende em nenhum momento de ter mudado seu rumo profissional. Considera que a ocupação lhe garante um bom retorno financeiro.

Micheline relata ainda que vem sendo mais requisitada desde que a novela “Fina Estampa” foi lançada. Não pensa em se casar novamente. “Meu principal plano é continuar a estudar e me especializar, para ampliar conhecimentos”, finaliza.

Inaugurada em 2005, a Casa Campos Elísios Melhor oferece à comunidade do bairro, onde está a Matriz da Porto Seguro, oficinas culturais, atividades esportivas, palestras e cursos profissionalizantes, por meio da área de Responsabilidade Social e Ambiental, formada por funcionários e voluntários da Corporação.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario