Breaking News

UPPs impactam preço de seguro de carro no Rio

Fonte; Folha de São Paulo

O desenvolvimento do projeto de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e a elevação no combate aos desmanches ilegais de carros no Rio de Janeiro começam a impactar os valores de seguros de automóveis, segundo a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais).

Com queda de 6,78%, o Estado está entre os de maior recuo médio nos preços de dezembro de 2010 a novembro de 2011, segundo análise da federação, com base em dados do IBGE. A variação média nacional subiu 5,99%.

"Fatores como os índices de roubo e furto e os custos de reparos de automóveis danificados interferem na composição do preço", diz Neival Freitas, diretor da federação.

Recife registrou a maior queda média, de 18,04%, enquanto São Paulo teve o maior aumento, de 17,24%.

Ambos podem ser explicados pela variação dos preços dos consertos. Enquanto São Paulo teve uma elevação de mais de 12%, Recife subiu apenas 6% no período, abaixo da média nacional (10,76%), segundo Freitas.

Além de fatores como idade do motorista e trajeto habitual do veículo, a tendência de redução das taxas de juros pelo governo também interfere na composição de preços no setor.

Com a queda, as empresas também tendem a elevar os valores para driblar o encolhimento da receita financeira.

O índice de roubo e furto de veículos no Brasil caiu 6,9% em 2011, segundo a empresa de rastreamento Tracker. Carros tiveram queda de 8,4%. Motos e utilitários, porém, registraram altas.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario