Breaking News

Viagens ao espaço com seguro

Fonte Folha de São Paulo

Para ir ao espaço, Catherine Culver procurou um agente de viagens.

Os primeiros voos das companhias aéreas que irão levar os turistas para o espaço estão previstos para decolar neste ano, e conseguir assento em um deles não é muito diferente de reservar uma viagem para algum lugar na Terra. Você pode entrar no site da Virgin Galactic, ou ir a uma agência de viagens. E logo você poderá adquirir seguro de viagem.

Até agora, o turismo espacial se limitava aos ultrarricos: apenas sete pessoas, que pagaram milhões de dólares cada uma para voarem em um foguete russo.

Mas isso pode mudar este ano, quando a Virgin Galactic pretende começar a oferecer voos de US$ 200 mil em um foguete de fabricação própria.

Pelo menos duas outras companhias aéreas especializadas também estão aceitando reservas. A seguradora Allianz vai criar um seguro específico em 2012.

"Só ser capaz de vender viagens espaciais como uma parte regular do seu negócio - não é mesmo muito legal?", disse Lynda Garrett Turley, presidente da Alpine Travel, de Saratoga, Califórnia, uma das 58 agências credenciadas pela Virgin Galactic nos EUA. Há supostamente 125 delas no mundo.

Em cinco anos, Garrett vendeu apenas três assentos. Mas ela espera que isso mude quando os passageiros começarem a subir e descer, e a contarem para os amigos.

Além da Virgin, de Richard Branson, os empresários que criaram empreendimentos espaciais incluem Elon Musk, da SpaceX, Jeffrey Bezos, fundador da Amazon, e Paul Allen, cofundador da Microsoft. As empresas deles estão focadas em colocar satélites em órbita e obter contratos da Nasa, mas elas já indicaram que as viagens para passageiros podem ser parte do plano.

Culver, que foi controladora de missão da Nasa e hoje dá palestras motivacionais, sempre quis ir ao espaço; ela se candidatou quatro vezes para ser astronauta da Nasa, sem sucesso. Para Culver, o voo da Virgin irá realizar um sonho, mesmo que caro. "Na Califórnia, seria similar a comprar uma casa", disse ela. Fazendo um depósito de US$ 20 mil, ela se tornou uma das 475 pessoas a terem reservado lugar em um voo da Virgin Galactic.

Os voos serão um sobe e desce "suborbital", semelhante a um gigantesco passeio de montanha russa, oferecendo no seu ápice cinco minutos de ausência de gravidade. Para os clientes da Virgin, o passeio ao espaço será o ponto alto de uma excursão de três dias ao recém-construído Spaceport America, em Las Cruces, Novo México. Parte do tempo será gasto em treinamentos e preparativos. Parte será de diversão. "Como é típico da Virgin, haverá festas rolando", disse Garrett.

No terceiro dia, um avião levando a nave SpaceShipTwo pendurada na barriga irá decolar da pista e voar até 15 mil metros de altura, onde o foguete será lançado. Nesse momento, a força da aceleração irá pressionar os passageiros para o fundo das suas poltronas - alguém que pese 75 kg se sentirá como se tivesse meia tonelada.

Em seguida, o ronco dos motores irá sumir, o céu se tornará escuro, e o peso se tornará falta de peso. "Você poderá se desafivelar, se deslocar pela cabine, dar cambalhotas", disse Garrett.

Depois disso, os passageiros voltarão a se amarrar aos seus assentos, antes do SpaceShipTwo re-entrar na atmosfera, exercendo mais alguns minutos de força esmagadora. Depois de desacelerar, ele planará de volta até a pista.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario