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BB Mapfre tem lucro líquido de R$ 813,9 milhões no ano da fusão

Fonte: IG


Total de prêmios emitidos cresceu 15% com a união entre as empresas, formalizada em junho de 2011

O grupo BB Mapfre, formado pela união entre a seguradora do Banco do Brasil e a Mapfre, formalizada em 30 de junho, divulgou o primeiro balanço anual após a fusão. Os dados mostram que, em 2011, a companhia teve lucro líquido de R$ 813,9 milhões. O resultado, segundo os gestores do grupo, não pode ser comparado com o exercício anterior (2010), quando houve cisões e transferência de carteira para preparar a união – o que distorceria os dados.

A única comparação que poderia ser feita, de acordo com o grupo, é relativa ao total de prêmios líquidos emitidos, que foi de R$ 9,6 bilhões em 2011. A alta teria sido de 15% em relação a 2010, a mesma registrada pelo mercado de seguros em geral, segundo dados divulgados na semana passada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o órgão regulador do setor. O lucro antes de impostos e participações (conhecido pela sigla EBITDA) foi de R$ 1,2 bilhão no ano passado.

“É um balanço combinado das companhias que formam o grupo. É apenas referencial, não legal, porque a união aconteceu apenas no meio do ano”, explica Carlos Alberto Landim, diretor de planejamento e controladoria. O acordo que criou a BB & Mapfre, segunda maior seguradora do Brasil, teve uma reorganização societária e o número de seguradoras de cada grupo foi reduzido de 14 para seis empresas.


Em 2011, o grupo agregou 720 novos corretores e abriu três sucursais para atende-los. 

“Enquanto a maioria dos grupos tem cortes após uma fusão, nós fizemos diferente e amentamos a rede de colaboradores”, diz Marcos Eduardo Ferreira, diretor presidente do grupo. “Foi um ano atípico, marcado pelos investimentos na integração”, afirma.


Novos seguros populares 

Ferreira informa que o grupo está desenvolvendo novos produtos classificados por ele como “populares”, no ramo de seguros de vida. Os seguros teriam sido encomendados pelo Banco do Brasil e devem começar a ser distribuídos pelas agências no segundo trimestre. Em abril, o grupo também deve inaugurar um call center com 1,7 mil funcionários em São Carlos (SP).


A ampla quantidade de produtos de seguros da Mapfre aliada à rede de agências do Banco do Brasil é uma das principais sinergias geradas pela união dos grupos. “Embora a integração esteja praticamente concluída, a captação dessas sinergias deve continuar ao longo de 2012 e tornarem-se mais visíveis no próximo balanço anual”, diz Ferreira.


O grupo não divulga as metas para o próximo ano. “Apenas podemos dizer que a ‘encomenda’ dos acionistas [BB e Mapfre] é que a gente cresça acima do mercado”, diz o executivo.

O grupo tem 4,9 mil funcionários e manteve as marcas separadas – Mapfre e Banco do Brasil Seguros, com vendas focadas respectivamente nos corretores e nas agências bancárias – após a fusão. É líder no setor de seguros pessoais, com 17,8% de participação no mercado. Além disso, fica em segundo lugar na modalidade de automóveis, com 14,6% dos clientes e 2,5 milhões de veículos atendidos – atrás apenas da Porto Seguro-Itaú. As duas áreas respondem por mais de 70% dos negócios do grupo.

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