Breaking News

Delphos tem o melhor resultado da história

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A Delphos realizou mais uma edição da "Condel", reunindo todo o staff de comando da empresa visando avaliar os resultados apurados no último semestre e ao longo do ano passado, comparando-o com o que fora registrado em 2010, além de aferir o cumprimento das metas gerais. "O desempenho apurado no segundo semestre de 2011 foi bastante positivo. Mas, o do ano superou as expectativas. Havíamos orçado um crescimento equivalente ao do mercado segurador, e conseguimos crescer 25,96%, ou seja, mais do que o crescimento do segmento, que foi em torno de 17%", comenta a diretora Comercial e de Marketing da companhia, Elisabete Bazana Prado, citando, entre os principais acertos, a criação e o fortalecimento de produtos derivados do ramo habitacional.

Na sexta Condel, dinâmica retomada em 2007 e que agora vem sendo realizada semestralmente, foi verificada a necessidade de pequenos ajustes no que tange à criação e disponibilização de produtos que possam ser distribuídos diretamente pelas sucursais, visando melhor aproveitamento dessa estrutura.

Os ajustes já estão em andamento.

Em linhas gerais, os resultados obtidos foram considerados positivos tanto na opinião do board, quanto dos acionistas. O crescimento de mais de 25% foi o melhor desde o inicio do Plano Real, e os ganhos antes de impostos, juros, depreciação e amortização (EBTIDA) foi de 23%, tendo sido classificado como o melhor em toda a historia da Delphos.

A executiva lembra que, no inicio de 2010, houve a extinção da Apólice do SFH, e, a partir disso, todos os seguros decorrentes dos financiamentos habitacionais passaram a ser tratados pelas regras dos produtos de mercado.

ESTRATÉGIA. Isso obrigou a Delphos a se "reinventar". Assim, em 2011 foram consolidados vários serviços cuja criação se iniciara no exercício anterior, dando segurança aos entrantes no segmento, bem como gerando ferramentas importantes para os antigos partícipes desse mercado, e que seguiam uma dinâmica de regulamentação e proteção que deixaram de existir, tornando necessárias acuradas subscrições. "Destacamos também os serviços que agregamos ao tratamento dos serviços remanescentes da Apólice do SFH, nomeadamente no que se refere à gestão de serviços de apoio jurídico e de procedimentos judiciais; de assistência técnica aos peritos judiciais; e de validação de cálculos contábeis nas mesmas ações", frisa Elisabete.

Foi detectada ainda a necessidade de mudanças na empresa, a começar pelo comportamento corporativo. Nesse contexto, foi preciso reforçar "um espirito de profissionalização com resultados".

Vale lembrar que, há mais de 20 anos, a empresa tem plano de participação nos lucros. Mas, foi em 2011 que as equipes se conscientizaram que essa distribuição só é possível por parte dos acionistas, se cada um fizer o seu melhor na busca pelos resultados e no pensar coletivo. E isso permeou pela companhia, dos funcionários que trabalham na área de apoio àqueles que estão na linha de frente da ação.

Outra mudança vital foi na formação de soluções. "Não há serviço de prateleira que atenda a todos. O serviço só é bom se atender aos desejos dos contratantes", acentua a diretora da Delphos.

Ela destaca ainda que a Delphos é e sempre foi uma empresa essencialmente familiar. Assim, o que muda na empresa após as avaliações da Condel, é justamente aquilo que a fortalece: o nível de satisfação e de comprometimento de cada um.

"Isso vem claramente aumentando ano a ano. O estreitamento das relações proporcionado pelos encontros é outro fator de peso que gera mudanças muito positivas", afirma.

Algumas importantes mudanças já estão sendo postas em práticas, inclusive na estrutura organizacional. A presidência vinha acumulando áreas que precisaram ser realocadas.

Nesse cenário, foi criada uma Diretoria de TI; o marketing externo foi agregado à área Comercial; o endomarketing foi inserido nas tarefas do RH; e, a área de Pericias de Engenharia somou-se às funções da Diretoria de Produção.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario