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Seguradoras ampliam ofertas para consumidor; conheça coberturas 'inusitadas'

Fonte: Uol

O aumento da renda e o desenvolvimento do mercado de seguros fizeram com que as empresas do setor aumentassem as opções disponíveis para os consumidores nos últimos anos. Além de ter mais coberturas, elas também ampliaram a oferta de serviços adicionais nos contratos.

Hoje, é possível contratar seguro que dá cobertura para smartphones, bolsas e até mordida de cachorro.
"O que popularizou o seguro de automóveis foram os serviços oferecidos junto com o produto, como a assistência 24 horas, e a estabilidade do real", diz o superintendente-executivo de seguros da BB Mapfre, Danilo Silveira. Para ele, os serviços adicionais poderão popularizar, também, a procura por outros seguros.

O gerente de produtos patrimoniais da Chubb, Guilherme Olivetti, também acredita no potencial de crescimento expressivo desse mercado nos próximos anos. "Nos Estados Unidos, apenas 5% das casas não têm seguro residencial. Aqui, só 5% têm", calcula. "A cabeça do brasileiro com relação aos seguros patrimoniais está mudando só agora."

Seguro cobre mordida de cachorro
É justamente aos seguros residenciais que as empresas têm vinculado uma série de serviços diferenciados.

Quem contrata o seguro residencial da Porto Seguro, por exemplo, tem direito, automaticamente, ao seguro de responsabilidade civil. Ele dá, entre outras coisas, cobertura para o caso de o cachorro do cliente morder e ferir outra pessoa, como um vizinho ou uma visita.

Desde o fim do ano passado, a Itaú Seguros passou a oferecer, junto com seu seguro residencial, um serviço de descarte de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis sem uso ou quebrados. Os segurados podem, ainda, contar com assessoria especializada que dá orientações por telefone sobre uso eficiente de energia e de água e reciclagem de lixo.

Outro tipo de serviço que costuma estar vinculado ao seguro residencial é a cobertura para danos ou furto e roubo de coleções. Nesse caso, são diversas as coleções já seguradas pelas grandes empresas que atuam no país. A Chubb, por exemplo, tem em seu portfólio uma coleção de bonecas avaliada em R$ 50 mil. A Mapfre oferece cobertura para obras de arte, com mensalidade que varia entre 0,15% e 1,5% do valor do bem.

Aumenta procura por seguros de eletrônicos
Todas as grandes seguradoras têm observado, também, o aumento da procura por seguros de eletrônicos. Dados da Porto Seguro mostram que, de janeiro de 2011 até agora, houve um aumento de 175% nas contratações de seguro para smartphones e de 130% nos seguros para tablets.

A mobilidade associada a esses equipamentos, e consequentemente o maior risco a que eles estão expostos, fazem com que, percentualmente, o preço dos seguros nesse caso seja alto. Segundo Jarbas Medeiros, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro, o preço do seguro costuma equivaler a 12% do valor do aparelho.

A Chubb diz que a mensalidade pode variar de 5% a 20% do valor do bem.

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