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Soluções em nuvem para viabilização do microsseguro

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A eficiência e produtos, processos e sistemas inovadores são precondições exigidas para as seguradoras que planejam ter escala e lucro com operações do microsseguro. Nesse cenário, habilitar novos canais de distribuição e atender a novos modelos de negócio (e-commerce, mcommerce, social commerce), além de estar próximo dos clientes e intermediários e estimular a educação financeira, são desafios que precisam ser vencidos pelo mercado, afirma o diretor de operações da Vayon, Wladimir Chinchio.

Disposta a tornar o microsseguro um negócio viável, a Vayon Insurance Solutions, empresa especializada no fornecimento de soluções de tecnologia às seguradoras, decidiu lançar o Vayon Insurance Cloud - on.iCloud.

Ou seja, a primeira nuvem de serviços para o mercado de seguros que entrega uma plataforma de software especializada no processamento (distribuição, captação, cobrança, comissão, atendimento ao cliente e gestão de sinistro) de microsseguros, seguros massificados e seguros populares.

Segundo o executivo, a ideia é atender às seguradoras com uma solução de ponta-a-ponta, com uma plataforma que entrega de forma integrada os processos de distribuição, captação, cobrança, comissão, atendimento ao cliente e gestão de sinistros.

Ele explica que um produto configurado no on.iCloud já está pronto para ser comercializado pelos canais tradicionais (corretor, call center, comércio varejista e utilities) e por novos meios de distribuição (celular, Point of sale (PoS), Redes sociais e internet). "O on.iCloud é uma solução em "nuvem", que abarca software, hardware, armazenagem, poder de processamento e administração, isto é, a companhia seguradora não necessita instalar, manter ou contratar nenhum hardware ou software adicional", diz Chinchio.

Além disso, a remuneração pela utilização da plataforma está baseada em fee por transação, isto é, não há custo de implantação e manutenção da plataforma; a seguradora só paga quando efetuar o processamento de seguro (uma venda ou cobrança dentro da plataforma).

Wladimir Chinchio afirma que os sistemas de emissão, subscrição e gestão de apólices das companhias seguradoras não foram preparados para atender às necessidades de eficiência e de escala do mercado de microsseguros. Ou seja, tais sistemas, desenvolvidos para o mercado tradicional, não estão prontos para atender aos desafios do mercado de microsseguro, pois trazem a marca de épocas passadas, assevera ele.

O especialista destaca que o microsseguro, em fase de regulamentação pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), tendo em vista o baixo valor dos prêmios e alto número de clientes, reclama processos de tecnologia de informação eficientes. "Esses dois aspectos - tíquete baixo e massa seguradora - exigem que o custo operacional dos processos principais seja reduzido drasticamente para tornar possível que a grande quantidade de apólices seja administrada de forma rentável", observa.

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