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Generali monta tática para avançar no Brasil

Fonte: Brasil Econômico

Crise europeia compromete resultado da empresa de seguros, que busca garantir 50% das vendas em paises emergentes

Flavia Furlan

Foi preciso uma crise de dívidas soberanas para que a Generali, seguradora italiana que emitiu € 69 bilhões em prêmios em 2011 e é líder em apólices no ramo de seguros vida na Europa, despertasse para a necessidade de avançar suas operações no Brasil, onde está presente desde 1925, mas bem atrás de concorrentes como a alemã Allianz.

A meta, agora, é que o país, junto com Ásia e Leste Europeu, responda por metade dos prêmios emitidos no médio prazo - a seguradora não especificou o período. Hoje, esses territórios representam 27,9% das vendas, ainda bem atrás de países do mercado europeu. A maioria está concentrada na Itália (29,2%), Alemanha (24%) e França (18,9%).

"Estamos formulando uma estratégia agressiva para o Brasil", destacou o CEO da companhia, Giovanni Perissinotto, durante reunião anual de acionistas, realizada emTrieste, na Itália.

No ano passado, dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostraram que a Generali emitiu R$ 45,3 milhões em prêmios no Brasil, alta de 5,5% frente ao ano anterior.

Para comparar, a Allianz emitiu, no mesmo período, R$ 421 milhões-ou seja, 9,3 vezes mais que a seguradora italiana.

Crescimento orgânico O diretor executivo da Generali, Sergio Balbinot, adiantou que a estratégia no país será crescer de forma orgânica, e não por meio de aquisições.

Para avançar, segundo ele, haverá reposicionamento de produtos, da estrutura organizacional e também de parcerias. E, somente quando definidos estes itens, a empresa revelará qual será o investimento no país.

O que se sabe é que a seguradora focará em multicanais (corretores, bancos e internet) e que pretende avançar tanto em apólices de vida quanto de patrimônio.

"O Brasil sem dúvida nenhuma é muito interessante e o nosso posicionamento lá não é adequado às características do grupo como um todo", ponderou Balbinot.

Marca líder Para se ter uma ideia da força da Generali na Itália, seu nome estampa as janelas de um edifício de sua propriedade situado na Praça São Marcos, o mais importante ponto turístico de Veneza, visível para os nada menos do que 4,16 milhões de turistas que visistaram a região no ano passado. Trieste, cidade em que foi fundada no ano de 1831, também estampa seu nome nas principais praças e avenidas.

Além de ser seguradora líder na Itália, a Generali ocupa o mesmo posto na República Tcheca, além de ser a vice-líder também na Hungria e na França.

A busca por novos mercados se dá em um momento complicado para a empresa. No ano passado, o resultado operacional registrou queda de 3,7%, para €3,9 bilhões, com o alto pagamento de sinistros por desastres naturais e margens pressionadas em seguro de carro. Mas foi no resultado financeiro que a empresa sentiu maior impacto: ele foi negativo em €2 bilhões em 2011, contra € 1,2 bilhão no ano anterior, devido ao desempenho dos mercados financeiros e às perdas com títulos gregos, que foram vendidos com até 74% de desvalorização.

No entanto, a companhia ainda possui €1 bilhão emtítulos portugueses e € 1,4 bilhão em papéis irlandeses, o que causa preocupação aos acionistas.

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