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Itaú quer ampliar venda de seguros residenciais

Fonte: Jornal do Comércio - RS

O mercado imobiliário cresceu no Brasil, fator que não é novidade para ninguém. Com o crescimento da renda e das unidades de habitação disponíveis no mercado, o brasileiro vem investindo em moradia, mas muitas vezes deixando de lado a proteção desse patrimônio. Dados da Itaú Seguro Auto e Residência mostram que de aproximadamente 58 milhões de residências no País, apenas 9 milhões estão seguradas. Diante do baixo índice, a instituição está apostando na condição financeira da nova classe média para promover a modalidade que ajuda a proteger o lar doce lar de possíveis intempéries.

O diretor da divisão de seguros automotivos e residenciais do Itaú, Ney Dias, destaca que há um terreno fértil a ser explorado pelo segmento. De acordo com ele, uma consciência sobre a necessidade de cuidar dos bens conquistados já está surgindo, fato evidenciado pelo crescimento acima da média na venda de seguros residenciais na companhia. Enquanto o mercado observou crescimento médio de 14% em 2011, a saída de apólices residenciais no Itaú teve um incremento de 20% no mesmo período. O maior poder aquisitivo e o pleno emprego deixam as pessoas mais confortáveis para fazer planos de longo prazo , afirma o executivo. Quem antes não podia conquistar esse sonho tem hoje mais crédito habitacional e mais unidades à venda e pode assegurar que esse sonho não se torne um pesadelo , acrescenta.

Dias lembra, porém, que cerca de 90% da população não está protegida no caso de algum incidente afetar a moradia. Mesmo com um crescimento substantivo e com a perspectiva de incrementar em 22% a venda de seguros residenciais em 2012, a seguradora, que atua em parceria com a Porto Seguro, está buscando diferenciais para ampliar as opções de cobertura aos clientes. Juntas, as seguradoras ocupam 28% do mercado de seguros residenciais no Brasil, e estão turbinando principalmente a oferta de serviços domésticos, que com o crescimento do emprego tem mão de obra escassa em algumas regiões.

Além das tradicionais coberturas contra roubo e furto, incêndios e desastres naturais como raios e chuva de granizo, o seguro residencial da companhia apresenta um arsenal de serviços domésticos que, inclusive, têm um movimento maior que os pedidos de indenização por sinistro, que chegam a 30 mil por ano. Por outro lado, a assistência ao lar chega a observar 240 mil ocorrências por ano, a maior parte para reparos elétricos, seguidos da solicitação de encanadores.

A Itaú Seguro Auto e Residência quer crescer a participação da modalidade residencial, hoje em 25% contra 75% dos seguros de automóveis, a fim de oferecer custos mais competitivos ao mercado com o ganho de escala. Entre as estratégias idealizadas para atrair mais clientes, foi lançado no fim do ano passado um projeto de orientação ambiental. Nele, os clientes tem acesso a serviços arquitetônicos que ajudam a fazer a residência um local ambientalmente mais eficiente. São dicas de como economizar água e energia elétrica, mas também o apoio para instalação de telhado verde, sistemas de reaproveitamento da água da chuva e painéis de energia solar. Além disso, a companhia faz o descarte ecológico de resíduos. Desde o lançamento, 40 mil clientes já solicitaram os serviços, todos incluídos na cobertura do seguro residencial. Cada vez mais as pessoas vão precisar de um serviço especializado, temos a visão de um mercado bem favorável por muitos anos pela frente , sentencia Dias.

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