Breaking News

Título de capitalização não é investimento

Fonte; Valor Econômico

A presença de títulos de capitalização entre os produtos preferidos dos brasileiros, conforme a pesquisa da Fractal, chamou a atenção dos especialistas em finanças. Esses dados me surpreenderam, porque a remuneração dos títulos é muitas vezes inferior à das demais aplicações. Acredito que isso aconteça porque as pessoas gostam de apostar, diz Aquiles Mosca, da Santander Asset Management.

Para a maioria dos entrevistados, a opção pelo título deve-se a uma série de razões como: valor remunerado corretamente, tradição do banco, possibilidade de investir por prazos mais convenientes, possibilidade de resgate antes do prazo, mas após a carência e sorteios atraentes. Também foi citada a seguinte justificativa: Trata-se de um investimento para ajudar o gerente.

Especialistas sequer reconhecem o título de capitalização como investimento. O produto funciona da seguinte maneira: geralmente, o consumidor participa de sorteios de prêmios e, ao fim do prazo estipulado, recebe de volta no mínimo 50% do montante pago. A instituição administradora separa cada aporte em três cotas: capitalização, carregamento e sorteio.

A cota de capitalização refere-se à fatia efetivamente destinada à constituição do capital. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), ela deve ser de no mínimo 70% do valor do pagamento, exceto nas modalidades incentivo e popular com 12 meses de vigência, em que esse percentual cai para 50%. Essa fatia é atualizada pela TR e uma taxa de juros definida previamente. A cota de sorteio, por sua vez, custeia os prêmios distribuídos, ao passo que a de carregamento cobre as despesas da administradora.

O investidor precisa tomar cuidado com a chamada venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Nenhum produto ou serviço pode ser condicionado à aquisição de títulos de capitalização. Para Fabiano Calil, do IBCPF, o investidor brasileiro não busca ainda rendimento que no mínimo proteja da inflação. Para a maioria, segurança é deixar de gastar, o que explicaria a escolha por esse títulos. (KS)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario