Breaking News

Zurich Seguros reduz em 30% os gastos de tarifas telefônicas

Fonte: Eline Menezes

Empresa economizou o equivalente a um mês de consumo com a contratação dos serviços da TOPMIND

Apesar da maioria das empresas ainda considerarem as despesas com telecomunicação como um simples custo, elas não perceberam que as contas de telefone são hoje um dos três maiores gastos das companhias. A Zurich Seguros, seguradora multinacional de origem suíça, saiu à frente do mercado ao analisar a representatividade este custo em seu orçamento e ao procurar soluções que a ajudassem a controlar melhor essa despesa.

Para ajudar nessa difícil tarefa, a empresa adquiriu o ControlTEM, conjunto de processos e de tecnologia desenvolvido pela TOPMIND, que formam uma solução única para a gestão dos custos em telecomunicações e atende as necessidades do mercado. Em apenas três meses de implementação do ControlTEM, a Zurich Seguros reduziu em 30% seus gastos com tarifas, ou seja, economizará em um ano o equivalente a um mês de custos com telefonia. Além disso, seus 1.400 terminais custarão 10% menos no ano.

“Antes, não tínhamos visibilidade dos altos gastos com serviços de telefonia. Hoje, temos uma solução moderna que nos ajuda não só a acompanhar os custos com tarifas como também programar nossos gastos de forma inteligente”, diz Ricardo Vanicelli, gerente de TI da Zurich Seguros.

A solução ControlTEM (Telecom Expenses Management) está ajudando a Zurich Seguros a iniciar uma nova cultura de consumo, focando em qualidade e redução de custos. “Estamos entregando um serviço de melhor qualidade aos nossos usuários por um custo muito menor. Com isso, estamos contratando os melhores serviços de telefonia, controlando bem as despesas e reduzindo custos”, comemora o executivo, que conta com 19 anos de experiência na área de tecnologia e que assumiu a gerência de TI da Zurich Seguros em 2010.

As soluções da TOPMIND foram adotadas no momento em que a Zurich Seguros sentiu a necessidade de aprimorar a sua infraestrutura diante ao crescimento da companhia. Há um ano e meio, a seguradora contava com apenas 100 usuários, número que saltou para mais de 1.000 profissionais. Essa expansão demandou fortes investimentos no Brasil, incluindo aquisição de empresas. Alguns testes com outras ferramentas do mercado foram realizados até que a Zurich Seguros optou pelo ControlTEM e iniciou um trabalho para o amplo uso de todos os recursos disponíveis. A escolha levou em conta os recursos oferecidos e o expertise em consultoria para implementação.

Por meio da nova solução, a seguradora realiza a avaliação e diagnóstico de seu ambiente, faz a gestão de faturas e a verificação de cobranças de acordo com os planos fechados entre o cliente e as operadoras. Toda a gestão do processo também é feita por meio da solução, incluindo a gestão contínua e a gestão de processos (como a administração de novos ativos em aparelhos e linhas), a gestão de contratos (monitoramento das tarifas e de seus períodos de vencimento, evitando renovações de planos indesejadas), a gestão da comunicação de voz (como dos ativos em telefonia fixa e móvel) e a gestão de inventário (localização do parque de celulares). Em relação ao processo de controle, 35% é feito de forma automática pelo sistema, 45% está relacionado a aplicações de BPO (Business Processes Outsourcing) e 20% são gerenciados pela equipe técnica.

Além da redução de despesas, a Zurich Seguros mediu o ROI – Retorno Sobre Investimento, comprovando que o investimento no sistema ControlTEM já se pagou. Agora, após a implementação da solução, a seguradora inicia uma nova etapa para gerenciamento e acompanhamento de valores pendentes, implementação de recursos para a importação de dados das operadoras e uso de inventários dinâmicos e amigáveis. Está, também, intensificando o controle dos recursos em telecomunicações para diminuição de riscos e distribuição precisa de custos, padronizando os dados para a devida análise executiva dos mesmos.

“A TOPMIND se diferencia por nos oferecer uma estrutura completa e por não deixar passar erros. Sua atuação confere total credibilidade e transparência nas operações e fortalece nosso relacionamento como parceiros estratégicos para melhorar nosso ambiente de acordo com as novidades no segmento de telecomunicações”, diz Vanicelli.

Para Vanicelli, a nova solução gerou importantes resultados, permitindo o alinhamento da área de TI com a gestão de negócios da empresa, o estudo de necessidades e a implementação de soluções mensuráveis e efetivas para a Zurich Seguros.

Essas conquistas foram possíveis devido a uma visão clara dos objetivos de negócio da seguradora. “Fizemos o mapeamento completo do parque de linhas fixas e móveis da Zurich Seguros para possibilitar o controle de cada terminal e de cada uma das diversas tarifas. Com isso, utilizamos os recursos de forma mais inteligente e prevenimos gastos extras com cobranças indevidas, duplicidade de tarifas, pagamento de juros e multas em faturas”, explica Cesar Viel, gerente de vendas da TOPMIND. Segundo ele, a união de tecnologia, com experiência em TI e profissionais altamente qualificados gerou os resultados esperados e posicionou a Zurich Seguros à frente do mercado em termos redução de despesas.

Sobre a Zurich Seguros

A Zurich Seguros é um dos maiores grupos seguradores do mundo. Fundado em 1872, o Grupo tem sede em Zurique, na Suíça, e está presente em mais de 170 países, empregando cerca de 60 mil pessoas. No Brasil, a Zurich está presente desde 1982, oferecendo uma gama de seguros voltados tanto para empresas quanto pessoas físicas. Com atuação nacional, a empresa possui 25 filiais e 14 ZAC’s (Zurich Atendimento ao Corretor) espalhados pelo País. Em 2008, a Zurich adquiriu a Companhia de Seguros Minas Brasil e a Minas Brasil Vida e Previdência. A aquisição faz parte da estratégia da Zurich de expandir sua presença no Brasil, seus canais de distribuição e sua operação na área de varejo, especialmente automóvel e vida. Atualmente, as empresas já se encontram integradas, com uma estrutura operacional e gerencial unificada.

Sobre a TOPMIND

Com mais de 10 anos de expertise no mercado e cerca de 300 colaboradores, a TOPMIND se destaca como uma das principais prestadoras de soluções brasileiras em Tecnologia da Informação, Telecomunicações, RH Estratégico e Programas de Desenvolvimento Profissional, por meio da TOPInstitute. Com sua matriz localizada em São Paulo, a companhia iniciou suas atividades com foco em soluções para Recursos Humanos e, com apenas um ano de atuação, ampliou seu portfólio de serviços emergindo para a área de tecnologia, reunindo uma carteira ativa com grandes players do mercado e clientes no Brasil, América Latina e Estados Unidos, onde sua forte expansão aumentou seu faturamento e possibilitou a construção da subsidiária em Pompano Beach, na Flórida. A TOPMIND é reconhecida como prestadora de serviços de baixo risco pelo certificado D-U-N-S Number da D&B - Dun & Bradstreet, consultoria especializada em informações corporativas para avaliação de instituições financeiras, investidores, clientes e fornecedores.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario