Breaking News

Fitch eleva rating de emissor da SulAmérica

Fonte: Valor Econômico

Thais Folego | De São Paulo

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou as notas da holding da SulAmérica S.A. O rating de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR, na sigla em inglês) foi elevado de BB+ para BBB-, a primeira escala de grau de investimento da agência. A elevação é importante para a seguradora uma vez que a companhia fez sua primeira emissão de debêntures este ano.

Em caso de emissão de dívida, isso proporcionaria uma base maior de investidores e um custo menor, diz Arthur Farme d'Amoed Neto, vice-presidente de relações com investidores da SulAmérica. Segundo ele, não há planos para nova emissão de dívida no momento, mas a elevação do rating sinaliza para o mercado a qualidade do papel.

Em fevereiro, a companhia emitiu R$ 500 milhões em debêntures de cinco anos, com taxa de 1,15% mais DI. A operação teve demanda de 1,4 vez a oferta, considerada apertada pela média do mercado, mas natural para uma estreante no mercado de dívida. O setor de seguros, inclusive, não é muito conhecido dos investidores. Concorrente direta nos negócios e no mercado acionário, a Porto Seguro nunca emitiu dívida e, por isso, não tem rating.

Os recursos captados na emissão foram usados pela SulAmérica para suprir necessidades de caixa decorrentes da expansão das operações e reconstituir o caixa após a liquidação de uma dívida antiga. Em 2007, a seguradora emitiu títulos em dólar no valor de US$ 200 milhões pagando 8,625% ao ano em dólar. Os papéis venceram dia 15 de fevereiro deste ano.

Com a emissão de debêntures criamos um relacionamento com o mercado de dívida local que só tinhamos com o investidor lá fora e com o mercado acionário, lembra Farme d'Amoed.

A Fitch também elevou o rating nacional de longo prazo da seguradora de AA, que já se enquadrava na escala de grau de investimentos, para AA+. A perspectiva de todas as notas é estável. A companhia também tem rating pela Standard & Poor's de BBB-.

A elevação dos ratings da Sasa (Sul América S.A.) reflete sua forte franquia, a significativa presença nos segmentos de auto e saúde, o consistente e favorável desempenho operacional ao longo dos ciclos econômicos, a boa liquidez, capitalização adequada e estável, bem como as contínuas melhoras em suas práticas de administração de risco, destacou a Fitch no comunicado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario