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Mapfre anuncia investimentos elevados no Brasil em busca de mais market share

Fonte: Viver Seguro

A Mapfre anunciou investimentos significativos no Brasil. Sem ter uma cifra consolidada de investimentos no País, Antonio Huertas, CEO da Mapfre, divulgou mais de US$ 100 milhões para a consolidação de um datacenter em São Paulo. Com isso, o grupo passa a ter três grandes datacenters no mundo: Madri, Miami e agora em São Paulo, em Alphavile.

Ele também anunciou a estreia da Mapfre em saúde, inicialmente numa carreira solo. Para abrir uma operadora de saúde, o grupo começa com aporte de R$ 20 milhões, sem pressa, mas já conhecendo o mercado local. O grupo já recebeu autorização do conselho e vai entrar com pedido para a abertura da empresa na Agência Nacional de Saúde (ANS), em breve. A previsão é de que operadora comece a atuar no segmento em 2013.

O plano é atuar em planos empresariais, informa Wilson Toneto, presidente da Mapfre no Brasil, e ter 300 mil vidas em carteira nos primeiros anos de atuação, focando programas de qualidade de vida já usados pelo grupo em outras operações internacionais.
Além de saúde, a Mapfre decidiu atuar criar uma empresa própria de consórcio, segmento que vinha atuando em parceria com a Caixa

Seguros e que agora ganha independência. Com R$ 25 milhões de investimentos, a empresa de consórcios aguarda aprovação do Banco Central para os próximos dias e planeja atuar em automóveis, imóveis e, depois, em eletrodomésticos.

Também afirmou que o grupo vai aportar recursos para a abertura de novas filiais no Brasil para atender corretores e clientes e assim manter a qualidade do atendimento, atributo fundamental para preservar market share.

Huertas faz sua primeira coletiva de imprensa no Brasil. Esta é a sua primeira viagem internacional desde que assumiu o comando do maior grupo segurador da Espanha. Ele está há quarto dias no País, sendo três deles em São Paulo e um no Rio de Janeiro. “Estou impressionado com o que vejo no Brasil. Sabíamos do crescimento e das importantes oportunidades que a sexta maior economia do mundo oferece aos investidores. Mas realmente me impressionou o que vi aqui até agora”, disse ele, que já se encontrou com vários empresários, na abertura do encontro com jornalistas realizado na manha desta quarta-feira, em São Paulo.

Ele destacou a estratégia do grupo de ser uma seguradora internacional, o que se mostra hoje uma decisão acertada, uma vez que a expansão, com atuação em 47 países, é a responsável pela manutenção do crescimento das vendas e do resultado do grupo em 2011 e no primeiro trimestre deste ano.

Em 2011, o grupo Mapfre faturou 23 bilhões de euros, 14,9% acima do resultado do ano anterior, com o avanço puxado pelas operações internacionais.

O resultado do primeiro trimestre deste ano segue a tendência de crescimento do grupo, com prêmios 15% maiores, para 6,6 bilhões de euros. Apesar da crise na Espanha, o grupo continua apresentando crescimento acima do mercado no país sede da companhia, porém perdendo participação no volume total do faturamento do grupo para as operações internacionais, que já representam 62%.

Segundo o CEO da Mapfre, a internacionalização ajuda o grupo a apresentar resultados melhores do que seus concorrentes europeus. De acordo com pesquisa realizada com dados dos balanços de 2010 de concorrentes de peso, como Zurich, RSA, Eureko, AXA, -, Aviva, Generali e Groupama, enquanto o faturamento da Mapfre cresceu 38%, a média registrada pelas concorrentes atingiu 14%. Em relação ao lucro, a Mapfre apresentou avanço de 28% e as concorrentes decresceram 26%.

Segundo Huertas, a situação que se vive na Europa é dramática. O que se iniciou em subprime nos Estados Unidos se transformou em falta de credibilidade no sistema financeiro que atingiu o mundo todo. “Na Espanha, a situação se agravou com a instabilidade mundial. Grécia e Irlanda têm problemas diferente da Espanha. O governo espanhol esta tomando medidas adequadas para sair de tal situação”, afirmou, citando que o país apresenta um dos maiores índices de crescimento de exportação no mundo. “Somos otimistas com a situação espanhola, com o apoio do BCE ao país e cerco aos especuladores. Com isso, acreditamos na queda do desemprego e volta da Espanha a uma situação econômica positiva”.

“A Mapfre é uma investidora de longo prazo, sem especulação. São investimentos relevantes para os acionistas, dentro de um projeto prudente e que será crescente na medida que for necessário”, disse. No Brasil, a Fundacion Mapfre desempenha um importante papel para ajudar o desenvolvimento brasileiro. “Temos pleno compromisso com o país. A empresa é plenamente reconhecida no grupo. Queremos que o desenvolvimento técnico e profissional do Brasil seja levado para a Espanha e vice-versa”, ressaltou.

O Brasil tem um peso considerável para os negócios do grupo espanhol na América Latina. “A primeira viagem do nosso presidente ao Brasil demonstra a confiança dos investidores pelo país e isso nos traz uma grande responsabilidade diante do desafio de desenvolver a indústria de seguros brasileira, que tem um grande potencial para atingir um patamar mais relevante do PIB brasileiro, hoje em 3,5%, considerado pequeno diante da media mundial de 7%”, ressaltou Toneto, presidente da Mapfre Brasil.

Atuar em saúde complementa o portfólio de produtos no Brasil. “Somos o primeiro grupo segurador no Brasil nos ramos em que atuamos, sem considerar ainda saúde”. Toneto citou que o grupo é o primeiro em vida, segundo em seguros gerais e segundo também em automóveis, com receitas de R$ 10 bilhões e lucro de R$ 850 milhões consolidados.

No primeiro trimestre deste ano, a operação brasileira chegou a faturar R$ 3,6 bilhões e registrar lucro líquido de R$ 202 milhões. “Esses números levam a projeções otimistas, como a operação brasileira vir a representar 20% dos resultados mundiais do grupo em 2012, dois pontos percentuais acima da participação em 2011.

Segundo Toneto, há muitas oportunidades a serem exploradas no Brasil, tanto via a operação da Mapfre independente como no contexto do ganho de sinergia da parceria com o Banco do Brasil, finalizada no segundo semestre do ano passado.

No Brasil, a Mapfre atua em seguros e linhas financeiras com previdência e gestão de ativos, tem a parceria com o grupo BB Mapfre, além de operar com resseguro, assistência 24 horas, empresa de gestão de risco e também uma seguradora de garantia estendida e uma empresa de títulos de capitalização. Tem também a presença da Fundacion Mapfre, acionista controlador do grupo, e a Itmap, empresa responsável por serviços de gerenciamento de risco.[3]

Um dos pontos fortes do grupo é a capacidade de distribuir seus produtos. São 14,8 mil corretores e diversos canais de vendas do BB, como agências, callcenter e cartões de crédito, meios que geram mais de 12 milhões de cotações por ano. Em afinidades, a Mapfre no Brasil tem mais de 80 empresas parceiras, de farmácias a funerárias, que ajudam a distribuir os produtos. “Estamos orgulhosos da aliança com o Banco do Brasil. Não teríamos parceiros melhores do que os corretores e o BB para levar a Mapfre a ser líder absoluta no mercado brasileiro”, afirmou.

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