Breaking News

Seguro rural em expansão

Fonte Funenseg - Seguro Em Pauta

O seguro rural acompanhou o bom desempenho registrado pelo mercado nos primeiro quatro meses do ano e se destacou entre os segmentos que mais cresceram, de acordo com dados divulgados pela consultoria Siscorp. A modalidade teve uma evolução de 26% em comparação ao mesmo período de 2011.

De acordo com o site Tudo Sobre Seguros (www.tudosobreseguros.org.br), mesmo contando com diversas opções – agrícola, pecuário, benfeitorias e produtos agropecuários, penhor rural, florestas, vida do produtor rural e cédula do produto rural –, o seguro rural ainda possui pequena participação no mercado de seguros brasileiro. “No entanto, devido ao grande número de agricultores, ele tem grande potencial”, afirmou o coordenador do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da Fundação Getulio Vargas e membro do Conselho Fiscal do Banco do Brasil, Pedro Mello, em depoimento ao portal.

Para ele, uma forma de ampliar o alcance desse produto no País seria criar um microsseguro rural, voltado para lavouras de subsistência. “Quando se fala em microsseguro, geralmente vem à cabeça das pessoas a experiência da Índia, mas já existe um projeto nos Estados Unidos, desenvolvido no Massachussets Institute of Technology (MIT), para a criação de um seguro deste tipo. O potencial desse produto seria grande, sobretudo no Brasil, onde a produção familiar é muito representativa em termos quantitativos”, explicou Mello.

Atenta a este cenário, a Escola Nacional de Seguro irá promover, no dia 13 de junho, no Rio de Janeiro, o workshop Seguro Rural – Aprendendo a Comercializar. O objetivo é mostrar as coberturas e os benefícios do produto para os produtores e para a economia local e nacional.

“Apenas 8% da área plantada no Brasil possui seguro, o que demonstra que esse mercado tem potencial para crescer. O fato de o governo brasileiro subvencionar parte do prêmio é um estímulo a mais para aumentar essa adesão, mas faltam corretores especialistas que ofertem esse produto”, avalia o especialista Bruno Kelly, que irá ministrar a aula.

O curso terá três horas de duração e investimento de R$ 140,00. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Unidade Regional Rio de Janeiro, na Rua Senador Dantas, 74, térreo, Centro. Mais informações no site www.funenseg.org.br, pelos telefones (21) 3380-1543 / 1544 ou pelo e-mail secretariarj@funenseg.org.br.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario