Breaking News

BA: Roubos e furtos de veículos crescem 48,6%

Fonte: Agência A Tarde

Após deixar a casa da irmã, na Rua Márcio Baptista, logradouro com única saída, no Stiep, um carro bloqueia a passagem do veículo do aposentado Romeu Gomes, de 79 anos. Do automóvel, desce um bandido armado, anuncia o assalto, rouba o GM Celta e o celular dele, assume a direção do veículo e foge em seguida, em plena luz do dia, por volta das 12h da última quinta-feira, 7. “Fui arrancado do carro”, lembrou, na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).

Por ser recente, a investida contra o idoso não figura nas estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a maio, para veículos (carros e motos) roubados ou furtados em 2012. Os números apontam um crescimento de 48,6% desse tipo de ocorrência esse ano, o equivalente a 3.554 casos, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram computados 2.392 crimes, em Salvador e região metropolitana.

Na modalidade de veículos roubados, ocasião na qual o criminoso utiliza violência armada, os indicadores cresceram 65% no período. Nesse ano, houve 2.924 registros, contra 1.771 casos em 2011. Matematicamente, nos 152 dias entre janeiro e maio de 2012, aproximadamente 19 condutores por dia tiveram uma arma apontada para sua direção, o que dá média de um roubo a cada 1 hora e 25 minutos, na capital e Grande Salvador.

Foi exatamente o que aconteceu com o eletrotécnico Reginaldo Pires, 36, quando se preparava para entrar na casa da mãe, no bairro CIA I, em Simões Filho. Por volta das 11h30 do último 23 de maio, ele foi surpreendido por um jovem, armado com um revólver calibre 38, que levou o GM Corsa Hatch modelo 2011/2012, com poucos meses de uso. “Me pegou desprevenido. Levou carro, celular e carteira”, relatou a vítima, na última sexta-feira, 8, enquanto alterava o boletim de ocorrências na DRFRV.

O titular da DRFRV, delegado Nilton Borba, que assumiu a especializada há quatro meses, no auge da greve da Polícia Militar, credita o aumento das estatísticas à ausência do reforço ostensivo. “Cresceram todas as ocorrências”, argumenta, sobre o período de 31 de janeiro e 11 de fevereiro, correspondente à greve.

Conforme apurou A TARDE, no portal da SSP, durante a greve, 405 veículos somaram o total de furtos e roubos na capital e Grande Salvador. Com destaque para o último 3 de fevereiro, quando 70 veículos foram roubados e outros três furtados. “Bem acima da média, que é de 15 veículos por dia, somente em Salvador”, analisou.

Para combater esse tipo de crime, diz o delegado, a SSP tem investido no trabalho conjunto de inteligência entre as polícias. “Com o mapeamento da mancha criminal, prendemos 200 criminosos. Quase o número do ano passado: 219”, comparou, no final da tarde da última quarta-feira, na DRFRV.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario