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Consumidores pagam a mais para ter garantia estendida

Fonte: O Estado - CE

É comum hoje, no comércio, a oferta da garantia estendida na compra de bens duráveis. Segundo Erivelton Soares, gerente de uma Loja Rabelo, no Centro, os eletrodomésticos de linha branca, como máquinas de lavar, geladeiras, fogões, microondas e aparelhos de ar-condicionado, estão entre os produtos que os consumidores mais pagam para obter a garantia maior, além do prazo oferecido pelo fabricante.

Segundo o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), o sistema de garantia estendida é uma forma de seguro, paga pelos consumidores, e consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia ofertada pelo fabricante. "O termo de garantia ou nota fiscal do seguro é entregue ao consumidor, que usará se o seu produto possuir vício, sendo encaminhado à assistência autorizada da seguradora para conserto, dentro do prazo de 30 dias, conforme art. 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), não sendo consertado o produto neste prazo, o comprador terá direito à troca do produto por outro novo ou restituição do valor pago, conforme incisos I, II, III do § 1º do Art.18 do CDC".

Erivelton Soares informa, ainda, que a vida útil de alguns eletrodomésticos é de dois anos. Depende muitas vezes do uso que o cliente faz do produto. A garantia estendida é um seguro para o consumidor que não quer ter dores de cabeça, caso o produto apresente problemas. "E quando explicamos as vantagens desse serviço, o cliente não pensa duas vezes", explicou.

VANTAGENS

Segundo ele, o valor da garantia estendida sobre o produto, depende muito da marca e do tempo que será acrescentado. Uma televisão LCD de 32 polegadas, cujo valor é de R$ 990,00 - para o cliente ter o direito de quatro anos de assistência técnica -, terá que pagar mais R$ 360,00 pelo serviço. Já uma lavadora Brastemp de oito quilos, no valor de R$ 899,00 e obtendo a garantia estendida para mais quatro anos, o consumidor pagará pelo serviço RS 240,00.

A assistente geral Maria Edinete da Silva comprou um aparelho de som na Insinuante e disse não ter adquirido a garantia estendida, por confiar na que é ofertada pelo fabricante, e não irá pagar a mais por isso. Já a doméstica Joscélia Barros Martins afirma que comprou um aspirador de pó, pagando R$ 25,00 para ter direito à garantia estendida. Segundo ela, não confia somente na garantia oferecida pelo fabricante e, pagando um pouco a mais, sente-se segura.

Já a empresária Juliana Terceiro da Silva disse que, ao comprar um Notebook em uma loja de produtos de informática, aderiu ao serviço e após o prazo ofertado pelo o fabricante, o computador apresentou problemas. Ela disse que não teve dor de cabeça, após 30 dias, a assistência mandou um novo aparelho, informando-a que o antigo não tinha mais conserto.

O Procon informa que é importante que o consumidor tenha bastante atenção na hora de aderir ao serviço e leia atentamente o contrato.

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