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Lançados princípios para sustentabilidade

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Entre as 23 empresas de todo o mundo que já são signatárias do documento estão as seguradoras brasileiras Bradesco, Itaú, Mongeral Aegom e Sul América

Embora não sejam legalmente obrigatórios, quatro empresas brasileiras estão entre as 23 de todo o mundo que são signatárias dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros: Bradesco Seguros, Itaú Seguros, Mongeral Aegom Seguros e Previdência e Sul América Seguros e Previdência.

Ontem, ocorreu o lançamento oficial do documento, durante o segundo dia do 48º Seminário Anual da Sociedade Internacional de Seguros, no Rio de Janeiro. A cerimônia foi aberta pelo subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Achim Steiner. O evento, que termina hoje, teve copatrocínio da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg).

O documento com os princípios foi desenvolvido pela Iniciativa Financeira do Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP FI, na sigla em inglês). O presidente da CNSeg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, defendeu a importância do documento e afirmou que este é só o início da divulgação. "Foi muito importante ter o lançamento durante a Rio+20, pois isso trouxe maior visibilidade ao documento e permitiu que mais representantes da ONU estivessem presentes", disse Gouvêa Vieira. "O trabalho de divulgação será constante, pois temos a esperança de fazer com que cada vez mais seguradoras adiram ao programa", ressaltou.

Pesquisa realizada pela CNseg, com o apoio da BSD Consulting, durante o mês de maio, avaliou o alinhamento das práticas atuais do mercado brasileiro aos valores que orientam a formulação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros. As 28 empresas que responderam à pesquisa representam 87% do volume de arrecadação do mercado. Entre elas, 71% afirmaram conhecer os princípios e 54% já contam com uma gerência e um comitê de sustentabilidade.

São quatro os princípios. O primeiro diz respeito à inclusão de questões ambientais, sociais e de governança no processo de tomada de decisões das companhias. O segundo e o terceiro visam o trabalho em conjunto com clientes, parceiros comerciais, governos e órgãos reguladores para promover o aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções. O último diz que os signatários deverão demonstrar responsabilidade e transparência, divulgando regularmente a implementação dos princípios.

Sob o tema Fronteiras para o Seguro: Sustentabilidade e Inovação em Mercados Emergentes, o seminário teve palestras e painéis de discussão abordando os diversos problemas enfrentados pelo mercado de seguros e as estratégias de crescimento das nações , além dos meios de colocar em prática os princípios para a sustentabilidade.

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