Breaking News

Sustentabilidade na agenda das seguradoras

Fonte: Brasil Econômico

Flávia Furlan

Empresas podem até receber incentivos do governo se agirem em prol da política ambiental

Aproveitando o foco para o tema sustentabilidade que o Rio+20 traz, 30 seguradoras de todo o mundo assinaram ontem os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que trazem indicações para as melhores práticas para enfrentamento de riscos ambientais, sociais e de governança por parte destas empresas.

Entre as brasileiras estavam a Bradesco Seguros, a Sul América e o Itaú, que poderão ter incentivo para adoção de práticas sustentáveis.

"Um grupo da Susep analisa medidas de incentivo para as seguradoras que aplicarem parte de seus ativos em projetos sustentáveis", afirmou o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Luciano Portal Santanna, durante o 48º Seminário Anual da Sociedade Internacional de Seguros.

Uma pesquisa realizada em maio deste ano com 28 seguradoras que representam 87% do volume de arrecadação do mercado pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), com o apoio da BDS Consulting, revela que 43% das companhias estudam a inclusão de critérios sociais, ambientais e éticos na política de investimentos, mesma proporção daqueles que verificam e incluem em contratos com prestadores de serviços critérios e exigências relativas aos cumprimentos da legislação trabalhista, previdenciária e fiscal.

"Para nós, um planeta mais sustentável é sinônimo de um planeta mais seguro", diz Jorge Hilário Gouveia Vieira, presidente da CNSeg. Para Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora- executiva da Confederação, o desafio é tornar essas práticas de excelência conhecidas, para que permeiem de forma pragmática toda a cadeia do mercado segurador. "A adesão fortalecerá a cultura e a disseminação deste conceito no mercado nacional. No Brasil, muitas empresas do setor de seguros já desenvolvem ações para uma economia sustentável." A Sul América, por exemplo, possui um projeto denominado "Tinta à base d'água", em parceria com a Basf, em que usa-se pintura à base de água nos automóveis levados nas oficinas credenciadas pela seguradora.

Desde a implementação do projeto, em 2009, 26.461 veículos passaram pelo processo, evitando 31,7 toneladas de compostos orgânicos voláteis no meio ambiente.

*A jornalista viajou a convite da Sociedade Internacional de Seguros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario