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Sincor-ES e profissionais de corretagem preocupados com vendas de seguros pela internet

Fonte: Sincor-ES

Temos nós do Sincor-ES recebido algumas reclamações de Profissionais de Seguros que aqui em nosso Estado considerando Pessoa Física e Jurídica chegam a 1.100 o numero destes profissionais devidamente habilitados e que prestam atendimento tanto na venda como na pós-venda e no atendimento a sinistros, tendo o Sindicato como parceiro o Batalhão de Trânsito da Policia Militar para retirada dos BO's, facilitando desta forma o árduo trabalho dos Corretores Associados na entrega de documentos com vistas a agilizar os processos de sinistros, principalmente Auto, já que a maioria de seus clientes/segurados não se reportam ao 0800 solicitando atendimento.

Torna-se preocupante para nós profissionais da área e órgão de classe o que estamos presenciando e vivenciando no Espírito Santo, acreditando inclusive ser também a de colegas de outros Estados, senão vejamos:

Constantemente em palestras, encontros, lançamentos de produtos e visita dos representantes das Segurados aos profissionais de Corretagem, é apregoado de forma contundente a parceria e que somos os únicos canais de distribuição das Seguradoras o que convenhamos na maioria dos casos não corresponde com a realidade;
Recentemente recebemos algumas denuncias de Profissionais de Corretagem, que Seguradoras com representação em nosso Estado e com boa penetração no Mercado de Auto, e com vasto cadastramento de Corretores para distribuição de seus produtos, estão financiando Sites destes profissionais, principalmente de São Paulo. Acreditamos que cálculos são oferecidos com diferencial, o que por certo vem prejudicando não só os Corretores de Seguros do Espírito Santo, já que na ânsia de ampliar carteira, deixam sua margem de lucro em percentuais ínfimos, levando os consumidores ao comparar prêmios, reclamar que estão sendo "Lesados".

Outro fato que nos chamou atenção, diz respeito a pós-venda e o atendimento ao Segurado quando tais contratos são feitos via Internet. Como ficam as vistorias, como ficam os atendimentos em caso de sinistros inclusive de terceiros se as Corretoras não têm representação em nosso Estado? Será que atentaram para estes detalhes? Onde fica a apregoada parceria com os profissionais de nosso Estado?

Recentemente ao depararmos com um destes sites, encaminhamos e-mail as 06-(seis)- Seguradoras que financiaram o site e divulgaram suas logos, de uma destas Corretoras, e fizemos alguns questionamentos, e estamos no aguardo das respostas para que possamos nos reunir e tratar mais de perto deste assunto a nosso ver bastante delicado.

Vamos agora citar alguns outros comentários a respeito da contratação principalmente de Seguro Auto que nos chegaram às mãos:

A)- Jornal A Tribuna-Coluna Mauricio Prates:

Que Beleza!

Mais uma do padrão de atendimento capixaba. Leitora solicitou dois orçamentos para um fornecimento-(acreditamos ser seguro de veiculo)- e teve a seguinte resposta:- "Não tenho muito tempo para ficar fazendo orçamento, preciso saber se você fechou com outro por que meu valor foi maior. Acho chato ficar só fazendo orçamento e vem outro fornecedor-(Corretor-Site)- dar descontoem cima. Preciso de mais informações dos orçamentos feitos. Hein?! Que leva vantagem neste caso, o Corretor, A Seguradora ou o Segurado. Como ficará o atendimento a este cliente em caso de sinistro?

B)- Site CQCS encaminhado por Corretor Associado ao Sincor-ES:

Franquia de Corretora de Seguros

O Site, www.setemaresseguros.com oferece abertamente franquia de seguros por R$ 10.000,00 pagos em quantas vezes quiser. Pergunta o Corretor que distribuiu a nota: "Esta Corretora é que vai dar qualificação aos franqueados? Como fica, não chega a bagunça das Cooperativas e Associações? E agora os próprios Corretores querem dominar o Mercado de Seguros numa quitanda de vender tomates? a SUSEP tão zelosa, deveria se manifestar. Aja SUSEP, não tenha medo, essa empresa não deve ser do Cachoeira.

Comentário do Sincor-ES: Dentro em breve micro seguro estará sendo "vendido" em bancas de revistas, padarias quitandas, etc. e o que nos leva a crer que em muito pouco tempo estes mesmos credenciados a comercializar micro seguro não estarão comercializando outros produtos? Com relação à preocupação do colega que encaminhou o desabafo ao CQCS, gostaríamos de acrescentar que somente no Espírito Santo, denunciamos cerca de 26-(vinte e seis) associações que comercializam coberturas automotivas, que encontram-se em fase investigativa por parte dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Policias Civil e Federal e Procon.

C)- Através do Deputado Estadual Gilsinho Lopes, foi aprovado Projeto de Lei 292/2011 que dispõe sobre a presença obrigatória doCorretor de Seguros ou de seu representante legal-(preposto)- em todos os estabelecimentos que comercializam seguros no Espírito Santo. O Sincor-ES está em fase de firmar termo de cooperação com os Procons Estadual e Municipais para fazer valer a Lei, e evitar que pessoas despreparadas atuem na comercialização de seguros.

D)- Concordamos em gênero, numero e grau com a matéria publicada pelo Jornal do Sincor-SP edição de Junho de 2012, SINCOR-SP FAZ ALERTA SOBRE A NECESSIDADE DE REGULAMENTAR A VENDA DE SEGUROS PELA INTERNET-(Especialista diz que a vendade seguros online no Reino Unido estimulou a guerra de preços e lançou as seguradoras ao déficit.). Diz ainda a reportagem:- Seguradores, Corretores e Governo devem se entender em torno do assunto com urgência, tendo em vistas que a implantação do comércio eletrônico sem planejamento prévio pode gerar conseqüências desastrosas para todos os setores, incluindo o consumidor. Os seguros oferecidos pelas diferentes Seguradoras não são iguais e quem tem o preparo e conhecimento necessários de mostrar isto ao consumidor, é o Corretor de Seguros. Ocorre que se não houver regulamentação especifica, os sites irão induzir o consumidor a tomar a decisão de compra exclusivamente pelo preço, deixando o corretor de lado e omitindo informações importantes como coberturas, perfil, inicio e término de vigência, franquias, serviços, agilidade e diversos outros fatores, o que por certo levará a indústria a uma intensa guerra por preços sem qualidade, induzindo o consumidor-(segurado)- a erros graves, impondo pesadas perdas para todos os segmentos.

Fica aqui nosso recado e registro, solicitando ainda e finalmente que as 06-(seis)- Seguradoras as quais enviamos e-mail para que nos posicionassem a respeito, o façam com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,

José Romulo da Silva
Sincor-ES - Presidencia

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