Breaking News

BB Mapfre tem carteira de automóveis ofuscada por integração

Fonte: Exame

Segmento de seguros de veículos foi o que menos cresceu no grupo, e a culpa é dos ajustes necessários à parceria

BB Mapfre encerrou o primeiro semestre com 15,9% de participação de mercado de seguros no Brasil

São Paulo – Há pouco mais de um ano, o Banco do Brasil e a seguradora espanhola Mapfre anunciaram a união de suas operações. Os ajustes dessa parceira ainda pesaram para o grupo no primeiro semestre deste ano. Prova disso, foi o crescimento um pouco aquém da carteira de seguros de automóveis do grupo, que evoluiu bem abaixo da média do mercado.

Segundo Marcos Ferreira, presidente da seguradora, nos seis primeiros meses do ano, a integração das operações ainda estava em andamento. “Fizemos um trabalho muito forte de migração no segmento de automóveis, por isso, intensificamos a produção em outros ramos de seguro”, afirmou o executivo, em coletiva com a imprensa, nesta quarta-feira.

O mercado de seguros de carros cresceu 11,7% no primeiro semestre. Já no BB Mapfre, o crescimento foi de 5,13% no mesmo período. Outros segmentos do grupo, no entanto, apresentaram crescimento acima da média do mercado, como a carteira de seguros pessoais, que cresceu 24,7%, contra 13,7% na média do mercado. Neste segmento, o grupo detém a liderança, com 19,2% de participação.

“Para o ano, temos condições de recuperar as perdas com o segmento de seguro de carro e ao menos crescer no mesmo ritmo que o mercado vem crescendo. Os ajustes da integração já foram finalizados e vamos agora começar a correr atrás do prejuízo”, disse o executivo. A carteira de auto do BB Mapfre representa quase 40% dos negócios do grupo.

Resultados e perspectivas

No semestre, os prêmios emitidos pela seguradora totalizaram mais de 5 bilhões de reais, montante 15%maior na comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido do BB Mapfre totalizou 400 milhões de reais no período.

De acordo com Carlos Alberto Landim, diretor de planejamento e controladoria do grupo, o crescimento no período foi positivo e o grupo tem todas as pré-condições de continuar a ter um crescimento sustentável nos próximos meses.

“Não foi essa parceria que conseguiu nos colocar no patamar que estamos hoje, tudo isso é reflexo do que já estávamos fazendo antes de maneira independente. Os próximos anos nossas despesas serão bem menores na comparação com o crescimento dos nossos prêmios”, afirmou Landim.

O BB Mapfre encerrou o primeiro semestre com 15,9% de participação de mercado de seguros no Brasil. A seguradora figura como a segunda maior desse segmento, atrás somente da Bradesco Seguros, que tem aproximadamente 25% desse mercado no país.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario