Breaking News

Especialista afirma que “roubo de veículos está fora de controle”

Fonte: CQCS | Pedro Duarte

O advogado Antonio Penteado Mendonça, especializado em direito do seguro, avalia que os sistemas de rastreamento e bloqueio como acessório de fábrica, como está previsto pela lei a partir do ano que vem, não devem ter grande impacto na sinistralidade ou nos resultados das seguradoras.

“O roubo de veículos está fora de controle. Não acredito que essa tecnologia seja tão eficiente até porque os bandidos já possuem equipamentos que apagam as informações do GPS. Em teoria a ideia é boa, mas os ladrões estão na frente. Eles têm um equipamento chamado ‘capeta’ para pegar caminhão e o ‘capetinha’ que pega automóvel, tirando o GPS do ar”, analisa Penteado Mendonça.

Sobre o valor do serviço para o consumidor, que deve ficar em pelo menos R$ 60 por mês, o especialista sustenta que é um obstáculo à massificação. “O preço é quase 10% do salário mínimo, muito alto para a realidade brasileira. Acredito em poucas adesões dos consumidores”, acentua.

Como não há certeza sobre os efeitos positivos nos resultados da carteira de Auto, seja pela redução dos riscos ou da sinistralidade, Penteado Mendonça argumenta também que não se pode falar ainda em seguros mais baratos, nem em maior rentabilidade das companhias. “Se diminuir o índice de roubos, as seguradoras vão pagar menos indenizações. O problema não é o quanto será cobrado, mas o quanto será pago”, alerta.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario