Breaking News

Lucro da Brasilcap cresce 40% no semestre


Fonte: Valor Econômico

A Brasilcap, empresa de títulos de capitalização controlada pelo Banco do Brasil, lucrou R$ 90 milhões no primeiro semestre, resultado 40% maior do que o registrado no mesmo período de 2011. O faturamento subiu 17% para R$ 1,8 bilhão. Em março, maio e junho, a empresa bateu recordes de faturamento.

Os números reforçam as pesquisas que apontam que, ao lado da poupança, os títulos de capitalização são as aplicações preferidas dos brasileiros. Esse tipo de afirmação costuma dar calafrios em gestores, que rejeitam o produto pelo baixo retorno que proporciona. Quem compra o título terá rendimento similar ao da poupança, por um determinado prazo, com a garantia de que terá o dinheiro investido (principal) de volta. Nesse período, ele concorre a prêmios em sorteios.

Após o prazo, não é raro que o cliente receba um valor nominal pequeno em relação ao inicial. Isso porque se pagar R$ 100 pelo título, não será esse valor integral que será capitalizado - a empresa desconta uma fração para cobrir seus custos e taxas para administrá-lo.

Márcio Lobão, presidente da Brasilcap, diz em defesa dos títulos que eles são um instrumento de inserção no mercado e até de educação financeira. "Quem compra dispõe de valores pequenos com os quais seria impossível investir em fundos ou ações", diz.

Ele rejeita qualquer comparação com outras aplicações.

"Quem investe R$ 1 mil não quer rentabilidade agressiva. Quer a segurança de que não vai perder o dinheiro. O cliente troca a rentabilidade pela chance de ficar rico através de um sorteio", afirma Lobão. No primeiro semestre, a empresa teve 8.504 títulos contemplados. A base ativa é de 4,2 milhões de títulos, nas mãos de 2 milhões de clientes. Ano passado, a empresa recebeu apenas 15 reclamações, o que mostra o nível de satisfação com o produto, segundo Lobão.

A Brasilcap quer encerrar o ano com faturamento de R$ 3,7 bilhões - o que, na prática, significa mantê-lo em padrão semelhante ao do primeiro semestre.

A gestão de Lobão na empresa, líder do setor no país, é marcada pela diversificação de produtos. Entre os lançamentos, há títulos que buscam mais retorno investindo em ações de empresas pagadoras de dividendos e os que substituem o seguro-fiança - no caso do título, ao final do prazo de locação o dinheiro volta para o locatário.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario