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DEKRA avalia desgaste e valor real de veículos para locadoras, frotistas, financeiras e seguradoras

Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa

Vistoria de Avaliação calcula danos, depreciação e custo dos reparos de veículos, estipulando preço justo para o mercado

A DEKRA – multinacional alemã, líder em serviços para o mercado automotivo – desenvolveu um produto pensando especialmente na avaliação do desgaste e das avarias dos veículos. A Vistoria de Avaliação é um serviço que revela o estado real do bem, ao classificar o total de danos que o veículo sofreu durante o período de locação ou utilização, bem como o custo dos reparos necessários.

O serviço se encaixa em diferentes e importantes mercados: das cerca de 3.000 avaliações mensais, 1.500 são demandas do mercado de locadoras e frotistas e a outra metade é dividida entre instituições financeiras, concessionárias, leilões, empresas de consórcio e leasing e seguradoras.

“Para aferir os danos de um veículo, são aplicadas regras de depreciação, de acordo com o ano, o modelo e a região de circulação, conjuntamente com a precificação das peças avariadas, o que permite estipular seu real valor”, diz Leonardo Ianegitz, gerente de Operações da DEKRA.

Aplicações

De acordo com o especialista, bancos e instituições financeiras precisam saber com exatidão e agilidade os desgastes e os danos sofridos ao retomar um automóvel, pois somente assim conseguirão medir o valor de mercado e dar o melhor direcionamento ao bem. “Da mesma forma, ao adquirir um carro leiloado é imprescindível se certificar da sua condição e conservação para se ter certeza de que o investimento vale a pena”, prossegue.

No caso das locadoras e frotistas, a vistoria pode ser aplicada em duas situações distintas. Quando a empresa resgata a frota de veículos que estava alugada, principalmente em contratos de longa duração, precisa estimar as possíveis avarias que os bens sofreram, já que os gastos com reparo geralmente são de responsabilidade do contratante. “A Vistoria de Avaliação permite o cumprimento justo do acordo entre as partes”, ressalta Ianegitz.

Além disso, a maior parte das empresas deste segmento vende sua frota após alguns anos de uso, momento em que também deve ter certeza do seu valor de mercado. “Para repassar o automóvel a pessoas físicas ou para outras empresas, a venda deve levar em conta seu preço real, considerando todos os desgastes”, prossegue.

A Vistoria de Avaliação existe há oito anos e representa 10% do faturamento da DEKRA. “A DEKRA oferece um instrumento muito vantajoso para as empresas, primeiramente porque é muito mais barato terceirizar o serviço do que montar uma estrutura interna, com equipe especializada. Em segundo lugar, a vistoria é realizada por uma terceira parte, imparcial na decisão. Por fim, a rede de atendimento da multinacional alcança mais de 85% do território brasileiro, seguindo a mesma qualidade e padrão em todas as regiões”, conclui.

A DEKRA é fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado há 85 anos, com sede em Stuttgart, Alemanha. A companhia é líder do segmento na Europa e uma das maiores entre as empresas internacionais. Organizada em três unidades de negócio, suas 180 empresas consolidadas empregam cerca de 25 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. Em 2011, registrou faturamento de € 1,8 bi. Atualmente, a DEKRA possui a maior rede de vistoria do Brasil. Seus mais de 250 postos fixos e 2.500 colaboradores chegam em mais de 4.800 municípios do país. Em média, avalia R$ 60 bilhões em riscos por ano.

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