Breaking News

Europa discute uso de "caixa-preta" em carro

Fonte: Valor Econômico

A indústria automobilística europeia poderá ser obrigada a instalar "caixa-preta" em seus novos carros, a exemplo do que é usado em aviões e navios para ajudar a identificar causas de acidentes.

O Parlamento Europeu já deu o primeiro sinal verde para um projeto exigindo que todos os carros vendidos nos 27 países da União Europeia, a partir de 2015, disponham da tecnologia.

O Parlamento da Alemanha, o Bundestag, tem mais pressa e quer fazer a exigência possivelmente já antes, estimando que o uso do "Event Data Recorder (EDR)" pode melhorar a segurança nas ruas e estradas.

Segundo os alemães, desde que os carros da polícia de Berlim passaram a ter "caixa-preta", em 2010, os acidentes envolvendo seus veículos caíram 35%.

Do tamanho de um maço de cigarro, a "caixa-preta" pode ser instalada no painel do carro ou no compartimento do motor. A ideia é permitir que em casos de acidentes, a tecnologia ajude os investigadores a determinar as causas levando em conta parâmetros como velocidade, desaceleração ou tempo de freada, que serão gravados nos segundos precedendo a colisão.

Mas certos analistas defendem que a tecnologia pode ser desenvolvida também por razões ambientais, por exemplo para se ter melhor controle da eficácia energética, poluição e manutenção a distância dos carros.

O projeto, porém, não entusiasma todo mundo, e levanta questões como segurança de dados privados ou possibilidade das companhias de seguro decidirem se indenizam ou não um motorista envolvido em acidente.

Questionada pelo Valor, a Associação Europeia de Produtores Automotivos (Acea) disse que a indústria da região considera que as "vantagens" de reconstituir as causas de um acidente devem ser pesadas em relação às "desvantagens" da alta de custos, risco de adulterações, problemas de segurança de dados pessoais e questões sobre responsabilidade pessoal.

"Várias aplicações podem ser consideradas mais úteis que outras, mas até agora não há um acordo na indústria automobilísticas sobre a forma que isso poderia tomar ou a dimensão pelo qual esses sistemas poderiam ser integrados com os veículos', segundo a Acea.

Também a Associação Alemã de Motoristas reclama que a tecnologia é "desnecessária e cara", estimando que a "caixa-preta" custaria "centenas de euros" e poderia ser usada pela polícia contra os motoristas.

Outros notam, porém, que as seguradoras já acenam com abatimento de 15% para os carros que disponham de tecnologias como da "caixa-preta", que coletam dados dos carros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario