Breaking News

O risco de longevidade é grande demais para que as seguradoras assumam sozinhas, sem o desenvolvimento de um mercado de capitais, diz novo relatório da Swiss Re

Fonte; Revista Cobertura

Um mercado de capitais líquido em risco de longevidade pode garantir o financiamento de longo prazo do prolongamento da vida das pessoas, diz a nova publicação da Swiss Re A mature market: Building a capital market for longevity risk. O relatório aborda muitas das dúvidas de investidores, órgãos reguladores e fundos de pensão para saber se um mercado de capitais para a longevidade é viável e como esse mercado funcionaria.

A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo.  À medida que as pessoas vivem mais, garantir que elas possam se aposentar com segurança financeira suficiente para aproveitar os anos futuros é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade. Resseguradoras e seguradoras estão exercendo uma função de liderança para fundos de pensão e indivíduos, ajudando-os a enfrentar o risco com produtos como seguros de longevidade (às vezes denominados swaps de longevidade) e annuities. Porém, estimativas recentes sugerem que o esquema de fundo de pensão médio é subfinanciado em 24%  e os ativos de benefícios definidos expostos a risco de longevidade totalizam mais de USD 20 trilhões globalmente . Isso significa que há uma necessidade crescente de formas de aumentar a capacidade do setor de seguros e garantir um sistema de financiamento sustentável para o prolongamento da vida.

"Um mercado de capitais para risco de longevidade será vital para o setor de seguros no longo prazo", explica Alison Martin, Diretor de Resseguros de Vida e Saúde na Swiss Re. "Como a escala do risco é muito grande, é improvável que a capacidade atenda a demanda futura para produtos de longevidade sem um mercado de capitais."

O relatório da Swiss Re explora as dúvidas de investidores, fundos de pensão, seguradoras e órgãos reguladores. Quem participaria de um mercado de capitais de longevidade? Como o mercado seria lucrativo para os investidores? Qual seria a função do risco de longevidade na carteira do investidor? Qual é a função dos elaboradores de políticas e governos nesse mercado? Os fundos de pensão acessariam o mercado diretamente?

Um mercado maduro aproveita as lições aprendidas com mercados de capitais estabelecidos, como o mercado de inflação no Reino Unido e os mercados de valores mobiliários vinculados a seguros, assim como transações anteriores de capitais para longevidade bem-sucedidas. Esses exemplos fornecem informações sobre as oportunidades e armadilhas para desenvolver a confiança dos investidores em um possível mercado de longevidade.

O estudo também contém entrevistas com investidores em potencial, que têm opiniões diferentes sobre o grau de viabilidade de um mercado de longevidade. Suas preocupações incluem considerações gerais sobre preços, a função dos órgãos reguladores e das agências de classificação e o nível de educação do mercado.

Martin conclui: "Um mercado líquido constituiria parte de uma solução geral. Vamos trabalhar com outras partes interessadas da sociedade para criar um sistema que seja sustentável durante toda a vida das pessoas."

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario