Breaking News

Risco político é fator decisivo para investimento em projetos


Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O risco político na América do Norte é um fator significativo na tomada de decisões de investimentos em infraestrutura, segundo identificou pesquisa realizada pela corretora de seguros Marsh&McLennan, que envolveu 120 executivos e lideranças do setor, representantes de investidores privados, público, financiadores, concessionárias e operadores de infraestrutura do mercado norte-americano. 

Mais da metade dos entrevistados (53%) disse que o risco político na região é o principal foco de atenção dos investidores. Uma maioria significativa (85%) afirmou que a indústria precisa de ferramentas melhores para identificar, quantificar e mitigar riscos dos respectivos projetos.

Os resultados da pesquisa estão incluídos no relatório ‘Infrastructure Risk Survey’, que fornece perspectivas atuais da indústria de infraestrutura daquela região. Os executivos foram entrevistados durante a Conferência NorteAmericana sobre Riscos em Infraestrutura (2012 North American Infrastructurre Risk Conference): Balanceando Interesses Públicos e Risco de Investimentos Privado.

Falta financiamento

Segundo o relatório da corretora, três de cada quatro dos profissionais entrevistados concordaram que os bons projetos de infraestrutura estão se tornando mais difíceis de financiar e que os provedores de capital não tradicionais (fundos de pensão, fundos públicos e privados) serão necessários para preencher a lacuna de financiamentos. 

De acordo com o estudo, 94% afirmaram que o risco deve ser compartilhado entre os setores público e privado. Já a maioria (85%) disse que os interessados não têm as ferramentas adequadas para identificar, quantificar e mitigar o risco do projeto. Embora quase todos os entrevistados relatem que o risco de receita tornou-se mais crítico desde a crise econômica, os mesmos discordam sobre quem deve suportar tal risco.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario