Breaking News

Seguro inédito garante vistoria veicular feita por despachantes do Paraná


Fonte: AEN

A partir da próxima segunda-feira (1), as vistorias feitas em veículos por despachantes do Estado do Paraná estarão protegidas por um seguro inédito no Brasil. Um selo de garantia assegura que se houver alguma falha em serviços prestados por um despachante adepto ao seguro, que resulte na emissão do Certificado de Registro de Veículo, o usuário será devidamente ressarcido. A iniciativa pioneira é resultado de uma parceria entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), o Sindicato Nacional e o Paranaense dos Despachantes.

“A implantação do selo de segurança, em conjunto com a capacitação para atualização de procedimentos dos profissionais que atuam na área, é uma medida que trará mais qualidade e excelência ao cidadão paranaense que utiliza os serviços oferecidos pelos despachantes do estado. Tudo isso sem custo algum para o departamento ou usuários”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A contratação de uma seguradora para arcar com eventuais indenizações é uma maior garantia de que o veículo vistoriado está de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente, como explica o coordenador de veículos do departamento, Cícero Pereira da Silva. “O cidadão que for vítima da compra de um veículo roubado ou clonado, por exemplo, que passe pelo despachante sem ser identificado como tal, receberá da seguradora o valor recorrente do prejuízo”, disse.

“Este novo modelo de relação dos despachantes com o cidadão está sendo testado no Paraná e será expandido para os demais estados do país que, inclusive, já manifestam interesse em adotar esse tipo de parceria”, disse o presidente do Sindepar, Everton Calamucci.

O cidadão que efetuar a vistoria em um despachante segurado, receberá selo adesivo de garantia fixado no formulário de serviço. A contratação do seguro não é obrigatória e cabe a cada despachante oferecer essa segurança adicional ao cliente.

Capacitação - Em todo o Paraná, 96% dos despachantes participaram de uma capacitação exclusiva para a categoria. Foram 14 encontros que atualizaram o conhecimento de profissionais do segmento sobre os procedimentos de registro de veículos. As aulas, ministradas pelo Detran e o Sindepar, discutiram técnicas de aperfeiçoamento e responsabilidade na prestação de serviços, além de dar orientações nas áreas de direito civil, penal, tributário e administrativo.

A participação no treinamento é fundamental para que os despachantes possam renovar sua credencial em 2013. O investimento em qualificação desses profissionais será contínuo e vai se repetir no próximo ano.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario