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Seguro online: qual o modelo?

Nos últimos dias notícias sobre o crescimento da venda de seguro online no Brasil foram veiculadas em diversos canais de comunicação do mercado, e uma coisa é inegável: com toda a certeza a entrada de consumidores mais jovens e ambientados com a internet vai impulsionar, ainda mais, a contratação de seguros através desse canal. As vendas online no país cresceram 43% no ano passado, em relação a 2010 e movimentaram US$ 25 bilhões, cerca de R$ 51 bilhões, mais da metade do total da América Latina.

Os modelos

Embora muito promissor, a dúvida é sobre qual o modelo que vai preponderar, o modelo multicálculo, utilizado por sites como Sossego e Smartia, onde o consumidor obtém o cálculo e realiza a contratação diretamente, ou o modelo formulário, utilizado pelo Economize no Seguro, onde o consumidor solicita os orçamentos  e os mesmos são enviados por email.

No modelo multicálculo, além de serem necessários acordos com as seguradoras para disponibilização de APIs e Webservices para que o sistema funcione. O ponto negativo é que a consultoria,  essência da corretagem de seguros, é praticamente nula, já que o próprio consumidor é que escolhe as coberturas a serem contratadas. O ponto positivo é a agilidade na obtenção dos cálculos.

O modelo formulário é mais tradicional e já é utilizado há muito tempo em vários sites de corretoras de seguros, mesmo antes dessa febre que se alastra pelo mercado. Esse modelo nunca funcionou como devia já que nos sites das corretoras de seguros era negligenciado e colocado em segundo plano, embora seja o modelo em que é exercido o papel fundamental da profissão, que é a consultoria, ou seja, nesse modelo as cotações são elaboradas visando suprir as necessidades do consumidor.

As seguradoras e os sites multicálculo

Se você, que está lendo esse artigo, realizar a cotação do seu seguro em um site multicálculo, com as mesmas coberturas em todas as seguradoras, em qual você contrataria o seu seguro? Acredito que a grande maioria contrataria na seguradora que oferecesse o menor preço. Esse é o motivo pelo qual seguradoras que primam por oferecer ao cliente uma variada gama de serviços geralmente não aderem a esses sites, porque acreditam que seguro não é somente preço. Qual consumidor não adora poder se utilizar de serviços diferenciados?

A grande maioria das seguradoras que aderem aos sites multicálculo são low cost, focadas em oferecer ao consumidor coberturas básicas pelo menor custo possivel. Seguradoras que quiserem se dar bem nesse modelo vão ter que ser agressivas no que se refere a preço, ou então se contentarem a servir de "escada" para as demais.



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