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ANS divulga ranking das operadoras de planos de saúde com mais queixas

Fonte: InfoMoney 

Operadoras estão com desempenho ruim e bem distante da média de reclamações no setor

Por Heraldo Marqueti Soares 

SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou, nesta semana, o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no mês de outubro. Nos planos de grande porte, em primeiro lugar, está a operadora SulAmérica.

No levantamento, realizado mensalmente, a ANS projeta um Índice de Reclamações avaliando o desempenho dos planos. Em outubro, os de grande porte ficaram com média 0,83. A SulAmérica registrou desempenho de 5,33. Quanto menor o índice significa que menos queixas foram registradas.
Planos de Saúde idosos
SulAmérica, Ideal Saúde e Somel foram as mais mal avaliadas nos grupos grande, médio e pequeno portes, respectivamente.
Médio e pequeno portes
Considerando os planos de médio porte, a operadora Ideal Saúde recebeu o maior número de reclamações e ficou com 25,03 no índice, também muito acima da média de 0,83 do grupo.

Quanto às de pequeno porte, a Somel (Sociedade para Medicina Leste) foi a pior avaliada: 392,16 - muito acima da média (0,84). Em outubro, a operadora havia tido um desempenho no índice de 0,84 e estava na 21ª posição entre as empresas de planos de saúde com o maior número de queixas.

As operadoras SulAmérica e Ideal Saúde mantiveram suas posições, já que, em setembro, também estavam na primeira colocação.

Veja os dez planos de saúde com maior número de queixas, segundo a ANS:

Planos Índice
*ANS
SulAmérica Companhia de Seguros Saúde 5,33
Green Line Sistema de Saúde S.A 3,55 
Centro Trasmontano de São Paulo 3,43
Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico 3,20 
Excelsior Med S/A 3,17
Geap Fundação de Seguridade Social 2,59
Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda 2,53
Golden Cross Assistência Internacional de Saúde Ltda 2,36
Seisa Serviços Integrados de Saúde Ltda 2,30

Dos dez planos de grande porte que registraram mais reclamações, apenas o Seisa e a Unimed Paulistana responderam à solicitação do portal InfoMoney por esclarecimentos. O plano Seisa alega que os serviços prestados estão em total acordo às normas da ANS. A empresa também disse que aumentou a rede com novos postos de atendimento e que vem realizando um trabalho voltado à qualidade e ao bom atendimento e ainda afirmou que prova disso foi a queda do 7º lugar em setembro para a atual 10ª posição no ranking da agência.

Já a Unimed Paulistana informou que seus diretores não poderiam responder à solicitação durante esta semana.


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