ANS divulga ranking das operadoras de planos de saúde com mais queixas
Fonte: InfoMoney
Operadoras estão com desempenho ruim e bem distante da média de reclamações no setor
Por Heraldo Marqueti Soares
SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou, nesta semana, o ranking dos planos de saúde que receberam mais reclamações no mês de outubro. Nos planos de grande porte, em primeiro lugar, está a operadora SulAmérica.
No levantamento, realizado mensalmente, a ANS projeta um Índice de Reclamações avaliando o desempenho dos planos. Em outubro, os de grande porte ficaram com média 0,83. A SulAmérica registrou desempenho de 5,33. Quanto menor o índice significa que menos queixas foram registradas.
Médio e pequeno portes
Considerando os planos de médio porte, a operadora Ideal Saúde recebeu o maior número de reclamações e ficou com 25,03 no índice, também muito acima da média de 0,83 do grupo.
Considerando os planos de médio porte, a operadora Ideal Saúde recebeu o maior número de reclamações e ficou com 25,03 no índice, também muito acima da média de 0,83 do grupo.
Quanto às de pequeno porte, a Somel (Sociedade para Medicina Leste) foi a pior avaliada: 392,16 - muito acima da média (0,84). Em outubro, a operadora havia tido um desempenho no índice de 0,84 e estava na 21ª posição entre as empresas de planos de saúde com o maior número de queixas.
As operadoras SulAmérica e Ideal Saúde mantiveram suas posições, já que, em setembro, também estavam na primeira colocação.
Veja os dez planos de saúde com maior número de queixas, segundo a ANS:
Planos | Índice |
---|---|
*ANS | |
SulAmérica Companhia de Seguros Saúde | 5,33 |
Green Line Sistema de Saúde S.A | 3,55 |
Centro Trasmontano de São Paulo | 3,43 |
Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico | 3,20 |
Excelsior Med S/A | 3,17 |
Geap Fundação de Seguridade Social | 2,59 |
Camed Operadora de Plano de Saúde Ltda | 2,53 |
Golden Cross Assistência Internacional de Saúde Ltda | 2,36 |
Seisa Serviços Integrados de Saúde Ltda | 2,30 |
Dos dez planos de grande porte que registraram mais reclamações, apenas o Seisa e a Unimed Paulistana responderam à solicitação do portal InfoMoney por esclarecimentos. O plano Seisa alega que os serviços prestados estão em total acordo às normas da ANS. A empresa também disse que aumentou a rede com novos postos de atendimento e que vem realizando um trabalho voltado à qualidade e ao bom atendimento e ainda afirmou que prova disso foi a queda do 7º lugar em setembro para a atual 10ª posição no ranking da agência.
Já a Unimed Paulistana informou que seus diretores não poderiam responder à solicitação durante esta semana.
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