Breaking News

Brasil se destaca em ranking de seguros da América Latina

Fonte: Sonho Seguro - Denise Bueno

A concorrência do setor e a crise internacional geraram significativas mudanças no ranking de seguros da América Latina. As seguradoras brasileiras ganham ano a ano mais expressão. Entre as 25 maiores, temos seis americanas e cinco brasileiras. Duas espanholas, duas alemãs, duas francesas, duas inglesas, duas mexicanas, uma suíça, uma italiana, uma de Porto Rico. Nenhuma japonesa. A AIG, que chegou a liderar o ranking no passado, é a última colocada. Vale ressaltar também que a operação brasileira é a maior entre as filiais dos grupos americanos, como Liberty, que ocupa a oitava posição no ranking geral, que inclui seguros gerais e seguros de vida.

As vendas de seguros na America Latina totalizaram 103 bilhões de euros em 2011, alta de 14% sobre o ano anterior, segundo o estudo anual da Fundacion Mapfre, divulgado no dia 2 de novembro. A maior é a Bradesco Seguros, com 9,6 bilhões de euros, seguida pela Mapfre (7,3 bi), Itaú Unibanco (6,9 bi), Zurich (4,6 bi) e BrasilPrev (4,0 bi). Se em vez de ser considerada a Mapfre e sim o seu parceiro brasileiro Banco do Brasil, a BrasilPrev teria sido incluída no grupo BB Mapfre e seria a líder do ranking, com 11,5 bilhões de euros.

No ranking de “não vida”, ou seguros gerais, com prêmios de 54 bilhões de euros (15,8% de alta), a líder é a Mapfre. Os 10 primeiros detém 41,5% do setor e os 25 maiores, 62%. A parceria da Zurich com o Santander ajudou o grupo a galgar posições tanto em vida como em seguros gerais. Também conta pontos o forte investimento do grupo no crescimento orgânico. Em seguro gerais, a Zurich passou da 10a posição para a sexta.

No ranking vida, com 48,2 bilhões de euros em prêmios, avanço de 12,6%, a Bradesco lidera com market share de 15,4%. Aqui a concentração é maior, com as 10 maiores detendo 62% das vendas e as 25 maiores, 81%. O grande destaque no ranking de vida també é da Zurich, que saiu do 18o lugar para a quinta colocação. O seguro prestamista, que garante o pagamento da dívida em caso de inadimplência, ajudou a francesa Cardif sair da 24o colocação para a 18o no ranking vida.

O ranking completo pode ser acessado no portal da Mapfre (www.mapfre.com)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario