Breaking News

Dental: Mercado fluminense cresce acima de 170% em seis anos

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O último levantamento da Agência Nacional de Saúde suplementar (ANS), relativo a junho de 2012, mostra que o número de beneficiários de planos de assistência odontológica no Estado do Rio de Janeiro chegou a 2,390 milhões, crescimento superior a 176% sobre os dados de 2006, quando os planos abrigavam na região 863 mil pessoas. Isso significa que 1,527 milhão de novos usuários ingressaram no sistema nos últimos seis anos, o segundo maior volume de adesão no País.

Os fluminenses também têm a segunda maior taxa de cobertura odontológica, com 14,96%, ficando abaixo apenas dos paulistas, com 16,50%. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), o benefício odontológico, hoje, já é o segundo mais solicitado pelas empresas.

Mas essa distância para o estado paulista vem sendo reduzida. A diferença entre a cobertura média em São Paulo e no Rio de Janeiro, que agora, em junho último, diminuiu para apenas 1,5 ponto percentual, era de 2,6 pontos percentuais (14,44% e 11,85%) em 2010. A liderança nesse quesito é do Distrito Federal, já que 30,8% dos seus 2,5 milhões de habitantes contam com algum tipo de assistência odontológica.

Comparativo regional

Essa expansão também pode ser percebida na comparação com as demais regiões do País. Em 2011, o Estado do Rio de Janeiro, com 20,48%, ficou acima da média de crescimento das regiões Sudeste (15,53%), Nordeste (16,73%), Sul (13,64%) e Centro-Oeste (13,69%). A única que superou os cariocas foi a Região Norte, que apresentou elevação de 25,93%. Entretanto, a região possui 15,8 milhões de habitantes e sua taxa de cobertura ainda é de apenas 4,09%, o que representa pouco mais de 648 mil pessoas.

Uma das operadoras que está comemorando o avança do mercado fluminense é a Inpao Dental, que só nos últimos seis meses cresceu em pelo menos 7% seu portfólio em quantidade de empresas clientes e de beneficiários. “Temos uma atuação bastante diversificada pelo País, mas o Rio de Janeiro desponta como um dos nossos principais mercados já há alguns anos”, revela o diretor de Administração e Finanças da empresa, Claudio Aboud.

Ele conta que este ano a operadora começou a atender a Bayer, multinacional alemã com atuação nos segmentos de saúde, ciências agrícolas e materiais inovadores. Presente no Brasil com cerca de dois mil empregados no Rio de Janeiro, a companhia será atendida em dois consultórios in company, ambos em Belford Roxo (RJ), e por toda rede credenciada da operadora, composta por mais de 13.500 cirurgiões-dentistas.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario