Breaking News

AIG pode vender leasing de aviões para chineses

Fonte; Valor Econômico

Por Doug Cameron, Leslie Scism e Erik Holm | The Wall Street Journal

A American International Group Inc. está perto de um acordo para vender seu negócio de leasing de aviões para um grupo de firmas financeiras chinesas por cerca de US$ 5 bilhões, numa transação que colocaria em mãos de chineses um dos maiores compradores mundiais de aeronaves, que tem relações com quase todas as grandes companhias aéreas do mundo.

O acordo, pela qual a seguradora americana AIG venderia 90% na empresa de leasing também marca o esforço mais recente de vender a totalidade ou parte da unidade Internacional Lease Finance Corp., ou ILFC. A AIG afirmou que a ILFC não se encaixa em seu portfólio atual e que apresentou planos aos reguladores no ano passado de começar a se desfazer da unidade.

A AIG confirmou em um comunicado na sexta-feira que estava em discussões com um grupo de investidores liderado pelas empresas New China Trust Co., New China Life Insurance Co. e P3 Investments Ltd., juntamente com o Fundo de Aviação Industrial da China e o braço de investimentos do Banco Industrial e Comercial da China Ltd.

A proposta de venda de uma participação controladora na ILFC, a segunda maior empresa de leasing de jatos do mundo em termos de ativos, seria o mais recente de uma série de investimentos chineses nos Estados Unidos.

O governo chinês identificou a indústria aeroespacial como uma prioridade para o desenvolvimento do país e o acordo representa mais um passo importante para a China se tornar uma força global nesse setor. A China está desenvolvendo uma gama de aeronaves comerciais em casa, incluindo o jato comercial multibilionário C919, para desafiar o duopólio na aviação mundial mantido pela Boeing e pela Airbus.

Um comentário:

Escreva aqui seu comentario