Breaking News

AIG vai vender participação na seguradora asiática AIA

Fonte; Valor Econômico

Por Zachary Tracer e Fox Hu | Bloomberg

A American International Group Inc (AIG), a seguradora que já devolveu o dinheiro com que foi socorrida pelo governo americano, planeja vender sua participação na AIA Group Ltd por até US $ 6,5 bilhões, saindo de um negócios que surgiu em Xangai em 1919.

AIG tem uma participação de 13,7% na AIA, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O principal executivo da AIG, Robert Benmosche, tem optado por se concentrar em seguro de vida nos EUA e em sinistros e danos pessoais globais, após ter vendido subsidiárias para ajudar a pagar um socorro do governo que chegou a US$ 182,3 bilhões.

A AIG, com sede em Nova York, está vendendo cerca de 1,65 bilhão de ações da AIA, sediada Hong Kong, por um preço entre 29,65 e 30,65 dólares de Hong Kong cada uma, de acordo com um termo de compromisso obtido pela Bloomberg News.

Essa venda poderá assinalar o capítulo final de um processo de saída que durou dois anos, que Maurice "Hank" Greenberg - que tornou a AIG a maior seguradora do mundo durante seu comando da empresa ao longo de quatro décadas, até 2005 - qualificou como uma das "jóias da coroa" de sua companhia.

"A AIA é uma empresa com forte fluxo de caixa e crescimento de negócios", disse Li Wenbing, um analista da Bocom Internacional baseado em Pequim. "A AIG não tinha opção, se não vendê-la para ajudar a pagar sua dívida." A AIG vendeu cerca de US$ 8 bilhões de ações da AIA em março e setembro, após uma oferta inicial (IPO) em 2010 que reduziu a participação da seguradora de Nova York para 33%. "Nós estamos analisando o momento certo e o preço certo para monetizar nossa participação na AIA", disse Benmosche em uma teleconferência com analistas em 3 de agosto. "Essa é uma empresa nossa com muito bom desempenho."

O Departamento do Tesouro dos EUA vendeu suas últimas 234,2 milhões de ações da AIG, segundo informou o governo em 10 de dezembro. Esse evento assinalou o fim do socorro sustentado por mais de quatro anos, depois que os EUA assumiram a empresa para salvar a economia mundial. A AIA, que anunciou que a AIG começou a vender uma "proporção significativa" de sua participação remanescente de 13,7% em um comunicado ontem à bolsa de Hong Kong, não revelou o número exato de ações à venda.

Os negócios com ações da AIA na bolsa de Hong Kong foram suspensos ontem.

A AIG vai usar os recursos para fins empresariais gerais, disse a companhia no comunicado. A empresa gostaria de pagar um dividendo em 2013, se sua posição de capital for suficientemente saudável, afirmou Benmosche em uma teleconferência, em novembro, quando apresentou os resultados para o terceiro trimestre.

A venda da AIA tente a reduzir a volatilidade dos resultados trimestrais da AIG, que tem oscilado com as flutuações no valor de mercado da empresa.

As raízes da AIA remontam a 1919, quando Cornelius Vander Starr, um empresário americano, criou uma agência de seguros contra incêndios e de seguro marítimo em Xangai. Foi a primeira seguradora de capital estrangeiro a obter uma licença para operar na China, de acordo com o site da empresa. Greenberg qualificou as divisões não americanas de seguro de vida da companhia de jóias da coroa que não podem ser copiadas por concorrentes.

A AIG anunciou no mês passado ter firmado um acordo preliminar com a Companhia de Seguros do Povo da China Ltd, controladora da maior seguradora de propriedades chinesas, e sua unidade de seguro de vida, para criar uma empresa de seguros visando vender seguros de vida e outros tipos de apólices de seguros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario