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ANS: mais da metade dos planos foi bem avaliada

Fonte; O Globo

Agência divulgou ainda o Espaço da Qualidade, que facilitará a comparação


Cerca de 60% das operadoras de planos de saúde médico-hospitalar e odontológico estão enquadradas nos dois níveis mais altos de desempenho do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), da Agência Nacional de Saúde (ANS). Os números mostram um salto de 482 operadoras para 735 nas duas melhores faixas de 2010 para 2011. O que significa que 76% dos beneficiários de planos de saúde, ou seja, 45,73 milhões de pessoas, são atendidas por empresas que tiveram uma boa avaliação pela agência. A divulgação do índice foi feita simultaneamente ao lançamento do Espaço da Qualidade, uma área dentro do portal da agência na qual as informações são organizadas sobre diferentes áreas de desempenho das operadoras, o que facilitará a comparação na contratação ou na portabilidade do plano.

- Essa avaliação têm importância no acesso à informação, na garantia de qualidade de assistência e no incentivo à concorrência. Houve melhora do índice de desempenho assistencial, o que mostra que o programa tem induzido a boas práticas - afirmou André Longo, diretor-presidente interino da ANS, destacando que pela primeira vez a agência divulga as notas de cada operadora e não apenas a sua faixa de avaliação.

Na opinião da coordenadora institucional da Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, a reguladora também deveria considerar as reclamações registradas nos órgãos de defesa dos direitos do consumidor contra as operadoras para que os números fossem mais fiéis à realidade.

Carlos Thadeu de Oliveira, gerente de Testes e Pesquisas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) observa que há 11 anos os planos de saúde são os mais reclamados no instituto:

- Sem entrar no mérito da metodologia, não compartilhamos com essa percepção de melhora dos planos de saúde. A cada dia aumenta o descredenciamentos de médicos e aumenta o número de greves desses profissionais.

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