Breaking News

Venda remota será ampliada

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Susep define plano de ação e põe em pauta a redução de custo do mercado, a reformulação da cobertura popular para automóveis usados e a ampliação dos canais de distribuição, que inclui o aparelho celular

A Superintendência de Seguros  Privados (Susep) estabeleceu como prioridades para o próximo ano a regulamentação de novos produtos, a redução de custos do mercado e a ampliação dos canais de distribuição, entre outras matérias. Segundo o titular da autarquia, Luciano Portal Santanna, entre as primeiras ações previstas para 2013 está a aprovação de norma que permita a contratação de seguros a distância, por meios remotos. “Vamos estender a outras carteiras e segmentos o que já está estabelecido pela legislação para o microsseguro”, adianta.

A regulamentação do microsseguro permite o uso de ferramentas como os celulares, por exemplo, para a comercialização do produto. Luciano Portal acrescenta que a venda remota estendida para outras modalidades de seguros servirá como pilar para o processo de “inclusão social no mercado”, cujo auge foi a regulamentação do microsseguro. Ele adianta que o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) se reúne na quarta-feira para apreciar e aprovar outras normas nesse sentido.

Luciano Portal revela que os próximos passos incluem o envio o Ministério da Fazenda, na semana que vem, de uma nova minuta de projeto de lei para regulamentar o chamado VGBL da Saúde. Trata-se de um
plano de previdência complementar para acumulação de poupança a ser usada no futuro, durante a fase de aposentadoria, especificamente com gastos em saúde. Está em pauta também a aprovação de novas normas de um seguro de cunho popular para carros usados. “A agenda para 2013 está aberta”, destaca o titular da Susep.

Modelo digital 

Quanto à redução de custos do mercado, o superintendente da Susep revela que uma das medidas a serem tomadas está a digitalização de documentos das empresas supervisionadas. Ele acrescenta que todas essas medidas serão amplamente discutidas com representantes do mercado antes de sua efetiva implantação.

Luciano Portal manifestase ainda otimista quanto ao desempenho do mercado segurador no ano que vem. Na visão dele, existem sinais de que será possível manter o crescimento substancial do setor, que tem spermanecido em dois dígitos.

Quanto à demora no lançamento de planos de microsseguro, ele classifica de normal, considerando que o segmento foi regulamentado no final do primeiro semestre. Explica que o processo de análise e autorização para as vendas segue uma série de normas. Contudo, acredita que alguns produtos estarão à disposição do
público logo no início de 2013.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario