Breaking News

Convênio com Anbima e Previc busca eficiência

Fonte Jornal do Commercio - RJ

Visando a facilitar o intercâmbio de informações, para o apoio aos trabalhos de supervisão das empresas do
mercado segurador, a Superintendência  de Seguros Privados (Susep) firmou dois convênios nos dois últimos meses do ano passado. O primeiro foi com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), que representa as instituições do mercado de capitais.

Além da cooperação e a troca de informação, o tratado objetiva o compartilhamento de estudos, pesquisas,
análises e dados específicos ao ramo econômico dos mercados pertinentes, incluindo a capacitação dos servidores, o modelo de regulação e o monitoramento das áreas fiscalizadas  pela Susep.

O intercâmbio de informações entre as duas entidades tem em vista o fomento e o estímulo dos mercados de capitais, seguros, capitalização, previdência complementar aberta e de resseguros no País.

Previdência privada

Na mesma linha, a Susep  celebrou, logo depois, convênio com a Superintendência  Nacional de Previdência Privada (Previc), que cuida  dos fundos de pensão. Objetivo: organizar programações coordenadas de supervisão em busca de maior eficiência nas suas respectivas áreas de competência, além  da troca de informações. A ideia é que sejam compartilhados dados operacionais, técnicos, econômicos e financeiros das companhias sujeitas à fiscalização dos dois órgãos.

Em seu portal na internet, a Susep relata que o intercâmbio de informações estará relacionado às atividades  de autorização, supervisão e fiscalização do mercado de previdência complementar, incluindo a discussão de
princípios e conceitos atuariais, normas internacionais, contabilidade, portabilidade e resgates, entre outros.

Com a Anbima, a Susep pretende constituir um grupo  de trabalho permanente com o objetivo de analisar e
discutir temas relativos à regulação e supervisão das empresas. Com a Previc, está prevista ainda a participação conjunta em programas educacionais, seminários e treinamentos para servidores de ambos os órgãos, visando a convergência de linguagem, além da troca de conhecimentos e experiências.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario