Breaking News

Sucesso nas compras: Escolha do seguro

Fonte: O Dia Online

Rio -  É comum surgirem dúvidas na hora de contratar um serviço de seguro. Há muitas possibilidades no mercado e o contratante deve avaliar bem o serviço que melhor atende a suas necessidades.

Ao escolher um seguro, é importante ler atentamente o contrato e se certificar das exclusões, do valor a ser pago e do tempo de reembolso da indenização. Se tiver dúvidas, esclareça-as com o corretor antes de fechar o negócio.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

Quero contratar um seguro de vida e contra roubos e incêndio em casa. Mas fico perdido em meio a tantas ofertas e detalhes. Pode me dar umas dicas?

Juvenal Ribeiro, Campinho

A variedade de possibilidades e ofertas de um seguro realmente pode gerar dúvidas. Comece por avaliar bem sua necessidade.

Há três tipos de seguro de vida: individual, em grupo e acidental. O individual é baseado na idade do segurado, já o seguro em grupo pode ser feito por pessoa física ou jurídica. O que acaba influenciado muito no preço do seguro é o valor que se pretende deixar como prêmio ao beneficiário.

Já o seguro de acidentes pessoais — que também prevê pagamento de indenização em casos de acidentes, morte ou invalidez permanente — pode ter duas coberturas adicionais: despesas médico-hospitalares e diárias de incapacidade temporária.

Para bens e imóveis existem seguros contra incêndio, em que a cobertura básica é a queda de raios e explosão de gás ou de aparelhos de uso doméstico ou usados em iluminação. Esses seguros podem incluir riscos adicionais, como roubo, explosão seca de aparelhos ou substâncias, dano elétrico e queimadas em zona rural, entre outros, mediante taxa adicional.

Algumas dicas: defina detalhadamente o que você quer cobrir e verifique se o corretor de seguro tem registro na Susep. Leia atentamente o contrato, certifique-se das exclusões, do valor da franquia e do tempo que demorará para receber a indenização. Guarde cópia da proposta do seguro e peça recibo de todo pagamento feito.

Se for pagar parcelado, cuidado com as datas. Com um dia de atraso, você pode ter seu seguro cancelado ou ter que fazer alguma vistoria para dar continuidade à apólice.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario