Breaking News

É na sexta que tem mais acidentes de trânsito

Fonte; Agência Bom Dia

Dois de cada dez hospitalizados pelo SUS em razão de acidentes no Brasil consumiram bebida alcoólica

Um preocupante estudo foi divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde com base em dados dos  hospitais públicos e ele apontou que o consumo do álcool está presente em 21% dos acidentes de trânsito no país - quer dizer que um de cada cinco acidentados no trânsito atendidos nos prontos-socorros ingeriu bebida alcoólica. E isso  tem grande impacto nos atendimentos de urgência  do SUS (Sistema Único de Saúde).

A chegada do fim de semana coloca bombeiros, atendentes do Samu e todos os plantonistas dos hospitais em alerta, porque  é a partir da noite de sexta-feira e até a manahã do domingo quando mais gente vai bater o carro ou a moto e precisar ser atendida. Antes de sair de casa hoje para a balada, lembre-se: bebida e direção não combinam.

Mais eles do que elas/ As principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos. “Temos de combater a combinação álcool e direção, pois isso leva muito dos nossos jovens em fase produtiva”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os dados são do Viva (Vigilância de Violência e Acidentes), estudo feito em 71 hospitais que realizam atendimentos de urgência e emergência pelo SUS. Foram ouvidas 47 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal. Os dados foram coletados em 2011 e analisados no ano passado.

Blitze/ De acordo com o ministro das Cidades em exercício, Alexandre Cordeiro Macedo, que participou da divulgação do estudo, a Lei Seca, que vigora desde 2008, já está dando resultados. “Com a Lei Seca, tivemos redução de 24% de mortes durante o Carnaval em relação ao ano anterior”, afirmou Macedo. “Temos uma guerra no trânsito e isso tem de acabar. Fiscalização, legislação efetiva e ações de conscientização são importantes para termos um trânsito seguro”.

O levantamento revelou que entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais presente foi a de 20 a 39 anos, respondendo por 39,3% do total.

Preocupação extra/ O estudo também mostra que 49% das pessoas que foram hospitalizadas por sofrer algum tipo de agressão, como tiros, facadas, socos ou outros, consumiram bebida alcoólica. As vítimas mais acometidas por agressões estão nessa mesma faixa etária – 20 a 39 anos – e representam 56% dos casos.

Em 2011, segundo o levantamento do Viva, 28.352 homens com idades entre 20 a 39 anos foram assassinados e 16.460 perderam a vida no trânsito, o que corresponde a quase metade dos óbitos registrados nessa faixa etária, 31,5% e 18,3%, respectivamente.

Projeto quer que motorista bêbado tenha ficha suja

O deputado estadual Cauê Macris, vice-líder da bancada do PSDB, protocolou na semana passada na Assembleia Legislativa projeto de lei para tornar obrigatória a publicação no “Diário Oficial” dos nomes dos  motoristas flagrados ao volante em estado de embriaguez.

“O projeto vai criar um tipo de ficha suja de motoristas embriagados. O objetivo é fazer com que as pessoas pensem ainda mais antes de beber e dirigir”, afirmou Macris.

Hoje, apenas o número da carteira de motorista suspensa é publicado no “Diário Oficial”, sem  a identificação do condutor.
Para o deputado, entre os principais constrangimentos para quem for pego dirigindo bêbado e tiver seu nome publicado estaria a dificuldade em renovar o seguro do veículo.“As seguradoras podem facilmente consultar o ‘Diário Oficial’ e aumentar o preço do seguro para quem for apanhado alcoolizado ao volante”, disse Macris.

Segundo o deputado, o projeto é pioneiro na área e está tramitando nas comissões da Assembleia. “O projeto terá a atenção total do meu gabinete e minha expectativa é de que seja votado ainda em 2013”, diz Macris.

Ministério quer fim de aplicativos da Lei Seca

O Ministério das Cidades busca maneiras de coibir a ação na internet e em aplicativos para celular de pessoas que avisam por esses meios sobre onde estão ocorrendo as blitze da Lei Seca. Assim estuda maneiras de impedir a ação desses que ajudam aqueles que beberam e pretendem dirigir a burlar a fiscalização.

42.425
pessoas morreram no trânsito no Brasil no ano de 2011

Homens bebem mais do que mulheres

O estudo Viva (Vigilância de Violência e Acidentes), do Ministério da Saúde, mostrou que a proporção do consumo de bebida alcoólica entre os pacientes homens foi bem superior a das mulheres. Segundo o estudo,  54,3% dos homens que sofreram violência e 24,9% dos acidentados no trânsito beberam álcool. Entre as pessoas do sexo feminino foram de 31,5% e 10,2%, respectivamente.

49%
dos que sofreram agressão em 2011 beberam álcool

Ação visa os donos de motos possantes

CCR AutoBAn vai fazer um pit stop amanhã na rodovia dos Bandeirantes, para dar orientação a motociclistas e seus garupas

Ação visa os donos de motos possantes

CCR AutoBAn vai fazer um pit stop amanhã na rodovia dos Bandeirantes, para dar orientação a motociclistas e seus garupas

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario