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CNseg debate direitos e deveres do consumidor

Fonte CNSeg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), em parceria com Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC), reúne integrantes do poder judiciário, seguradoras e entidades de seguros e defesa do consumidor no Seminário Direitos e Deveres do Consumidor de Seguros, que ocorre nesta quarta-feira, 27 de março, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O evento, com expectativa para reunir cerca de 150 pessoas, terá painéis sobre os Princípios Técnicos dos Contratos de Seguros, os principais pontos na relação com os consumidores e o papel da Secretaria Nacional de Direito do Consumidor na prevenção e soluções de conflitos, com a presença da Coordenadora Geral do SINDEC, Lorena Tamanini. Haverá também debate sobre a proteção aos consumidores turistas e a questão da embriaguez no seguro de automóvel.

Para Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora executiva da CNseg, o evento é fundamental para discutir a iniciativa de ampliar a interação com o consumidor. “O mercado de seguros envolve questões complexas, que vão desde aspectos jurídicos até questões técnicas sobre coberturas. As seguradoras estão preparadas para dar ainda mais clareza ao diálogo do dia-a-dia com o consumidor, o que contribui diretamente para uma melhor compreensão do mercado e dos produtos disponíveis. Essa nova postura, que já está sendo adotada, é importante para o desenvolvimento do mercado”, explicou.

Com o objetivo de incentivar ainda mais a clareza no mercado, a Confederação lançou no ano passado os Pontos Chave, que definiram os principais termos do contrato do Seguro de Vida, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização. Também foram lançados o Guia de Ouvidorias, que reúne informações sobre ouvidores dos principais grupos do mercado, e o Guia de Boas Práticas de Garantia Estendida, da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), vinculada à CNseg, uma cartilha que orienta as seguradoras no relacionamento com diversos públicos, entre eles os segurados.

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