Breaking News

Seguradoras condenadas a pagar danos causados por protestos em Bangcok

Fonte RTP

 Duas seguradoras foram condenadas por um tribunal da Tailândia a pagar indemnizações milionárias ao centro comercial Zen e à Universidade de Chulalongkorn pelos incêndios causados durante os protestos em Banguecoque, em 2010.

O Tribunal Civil de Banguecoque pronunciou-se contra as seguradoras Deves Insurance e Muang Thai Insurance, determinando também o pagamento de juros desde o início do litígio, informou o diário Bangkok Post.

A Deves Insurance deverá pagar ao centro comercial Zen 1,9 biliões de baht (50.800 milhões de euros) pelo incêndio causado pelos "camisas vermelhas", a 19 de maio de 2010, em pleno centro da capital.

A seguradora alegou que as circunstâncias em que ocorreu o incêndio não estavam contempladas na apólice, argumento rejeitado pelo tribunal, escreve a agência Efe.

Além disso, a Deves Insurance terá de pagar uma multa avaliada em 329 milhões de baht (8,46 milhões de euros) e 7,5 % de juros anuais desde que começou o litígio.

A 01 de março, a Deves Insurance foi condenada pelo mesmo tribunal a pagar 3.700 baht (95 milhões de euros) ao centro comercial Pattana, pelo incêndio que também afetou a CentralWorld, adjacente ao Zen.

Num outro caso, o tribunal ordenou à Muant Thai Insurance o desembolso de 1,7 milhões de baht (43.700 euros) e o pagamento de 7,5 % em juros desde dezembro de 2010 à Universidade de Chulalongkorn pelo incêndio registado na propriedade.

Os protestos dos "camisas vermelhas", que tiveram início a meados de março de 2010, visavam pressionar o Governo do então primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, no sentido de convocar eleições antecipadas, com a esperança de que Thaksin Shinawatra pudesse regressar ao poder.

O exilado Thaksin Shinawatra foi deposto como chefe de Governo na sequência de um golpe militar, em 2006, e condenado à revelia por corrupção a dois anos de prisão em 2008.

Pelo menos 92 pessoas morreram, a maioria das quais manifestantes, durante os protestos em Banguecoque violentamente dispersados pelo Exército.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario