Breaking News

Planos de saúde: Setor cresce 2%, a menor taxa em 7 anos

Fonte: Valor Econômico

Por De São Paulo

O setor de planos de saúde encerrou o ano passado com 47,943 milhões de usuários, o que representa um crescimento de apenas 2% - a menor taxa desde 2004, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que divulga os dados completos do setor no fim do mês. O desempenho foi influenciado pelo último trimestre, quando 700 mil pessoas cancelaram o convênio médico.

Fazendo uma comparação entre o quarto e terceiro trimestres observa-se uma queda de 1,47% no número de usuários. "Dois fatores principais impactaram a queda. A redução no crescimento do trabalho formal e o fechamento de operadoras de planos de saúde em Recife", diz Bruno Sobral, diretor de desenvolvimento setorial da ANS. Entre essas operadoras citadas por Sobral estão Ideal e Real, que juntas têm cerca de 45 mil clientes.

Questionado sobre o aumento nos custos médico-hospitalares que têm provocado reajustes altos nos preços dos convênios médicos, Sobral lembrou que historicamente os hospitais brasileiros fazem receita com a venda de materiais e medicamentos, mas que essa prática tende a mudar.

A ANS vem incentivando hospitais e operadoras de planos de saúde a mudar o modelo de remuneração, que privilegia o pagamento por itens usados nos procedimentos médicos. A ideia é que a remuneração seja realizada por "pacote de procedimento", ou seja, a operadora paga pelo procedimento médico como um todo e com isso o hospital que melhor usar seus recursos tem maior rentabilidade. No dia 29, um grupo de hospitais e operadoras passa a adotar esse novo modelo de remuneração. (BK)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario