Breaking News

Seguros de carros trazem benefícios nas entrelinhas

Fonte O Globo

Apólices dão uma mãozinha em casa, no museu, no veterinário, entre outros


                Seguradoras oferecem até entradas grátis em museus, descontos em estacionamentos
                  e motorista para levar  e trazer o carro das revisões Foto: Arte de Cláudio Duarte


RIO – No fim de semana, as bicicletas dominam a paisagem do Rio. São magrelas de todos os tipos, como a elétrica do publicitário Sérgio Couto. Mas o dia ensolarado não terminaria sem um susto. A bike, apesar de novinha, pifou e não saía do lugar.

Sérgio pegou o celular e ligou para seu seguro de automóvel, um plano “top” da Sulamérica que cobre o seu Honda Civic. Situação explicada, a seguradora deu a boa nova: o plano dá direito ao conserto da bicicleta. E o melhor, sem custos. Um mecânico chegou em 40 minutos e pôs a bike elétrica para andar de novo.

— A “mãozinha” inesperada da seguradora salvou a minha bicicleta. E o meu sábado — conta, aliviado.

Histórias inusitadas como esta são cada vez mais comuns. Ao contratar o seguro de automóvel os clientes continuam atentos às questões básicas, como o preço final e o valor da franquia, mas também estão de olho em “coberturas extras”, como o reparo de bicicletas.

— A competitividade entre as seguradoras hoje é tão grande que elas se diferenciam umas das outras com a oferta de serviços que vão além do universo automotivo — explica Rogério Soucasaux, diretor técnico do Sincor RJ, Sindicato dos Corretores do Estado do Rio.

Os seguros de carro já têm cobertura para quase tudo. De consertos do freezer e do varal a serviços como o de motorista “amigo” para a Lei Seca ou o de consultas veterinárias para os bichos de estimação.

Na Porto Seguro, o pacote mais básico oferece reparos hidráulicos e elétricos para casa e até consertos de geladeira e computador, além dos triviais guincho, atendimento a panes e chaveiro.

— Hoje, uns 25% dos nossos segurados usam os serviços residenciais. É uma maneira de fidelizar o cliente — explica Marcelo Sebastião, diretor da Porto Seguro.

Seguro do automóvel no chuveiro que pinga

O auxílio residencial foi muito bem-vindo para a arquiteta Rosana Bastos. De mudança para São Paulo e com um apartamento novo, ela fez duas solicitações à seguradora: uma para instalar o olho mágico na porta de casa e outra para o reparo de um chuveiro que pingava. Bastou ligar num dia e o técnico já estava no apartamento no outro.

— E tive a segurança de receber em casa um profissional indicado pela seguradora — diz Rosana.

Em alguns casos a confirmação do serviço e o horário da visita técnica chegam pelo celular. Cabe ao cliente só pagar pelas peças. A mão de obra já está incluída no valor do seguro de automóvel (pelo qual Rosana paga R$ 1.400).

Quase sempre há uma torcida para que o seguro do carro não seja usado. Com serviços como o residencial, há uma espécie de retorno do valor investido.

— As vezes o cliente não usufrui do seguro contratado. Com a cobertura extra é possível estreitar o laço entre as duas partes e possibilitar que o cliente avalie a seguradora — explica Adilson Raul Silva, superintendente da Marítima Seguros.

Alguns serviços são curiosos. Um deles, chamado “motorista amigo”, é uma mão na roda para quem saiu de carro e resolveu tomar uma cerveja no caminho.

Trata-se de um serviço que oferece um motorista para levar o carro (e seu dono) em segurança para casa. Mas, atenção boêmios: no plano básico, só é possível usar o benefício uma única vez.

Algumas seguradoras vão além para fidelizar o cliente. São entradas grátis em museus, descontos em estacionamentos e motorista para levar e trazer o carro das revisões, entre outros.

A maioria das seguradoras oferece cobertura para vidros, lanternas e espelhos. E nem precisa ser quebrado — basta uma trinca. Às vezes se faz a substituição. Noutras, o reparo. Há quem cobre à parte, mas em muitos casos o benefício está incluído na apólice mais simples.

No pacote básico da Zurich existe até proteção contra desemprego e doenças graves.

— A ideia do seguro desemprego dentro do automotivo é manter o cliente na companhia — explica Rogério Hashimoto, diretor da Zurich Seguros.

Em época de alagamentos, o segurado que tiver o carro inundado pode ficar um pouco mais tranquilo com a cobertura de higienização, oferecida pela maioria das seguradoras.

Na Marítma Seguros, a ideia de oferecer esse serviço veio depois de receber inúmeros relatos de segurados que tinham passado pelo problema e estavam em um meio-termo: o carro alagado não sofrera perda total e os valores dos reparos ficavam abaixo da franquia.

— Assistências como a de higienização são importantes. Os clientes estão bem informados e utilizam o serviço— explica o superintendente da Marítima.

Apólice para não entrar pelo cano

O corretor Bruno LaTorre vende seguros automotivos com diversas vantagens, além da cobertura de danos e roubos dos carros dos clientes. E, quando tem um problema em casa, também usufrui dos serviços. Até hoje foram pelo menos cinco visitas dos técnicos, basicamente para consertos elétricos e de encanamento.

— Sempre sugiro aos segurados a contratação de coberturas acessórias, pois são de muita importância — conta.

Assim, vale a pena ler as entrelinhas das apólices. Não só pelas “pegadinhas” e restrições que podem conter, mas também pela forcinha que o seguro de automóveis pode dar em casa.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/seguros-de-carros-trazem-beneficios-nas-entrelinhas-8010967#ixzz2POcu9P00
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario