Breaking News

Consultor prega sinergia entre seguradora e resseguradora

Fonte: Jornal do Commercio - RJ
A atuação conjunta de seguradoras e resseguradoras na regulação de sinistros traria maturidade para o mercado, propiciando uma troca de conhecimento e know-how, com crescimento e valorização da mão de obra local, além de possibilitar a redução de custo do seguro de grandes riscos. A opinião é do consultor Fábio Torres, para quem o ideal seria seguir o exemplo do mercado externo, onde é comum uma única equipe de apoio jurídico e técnico atuar na regulação.

Segundo ele, essa sinergia também traria mais agilidade ao processo, encurtando o prazo de pagamento da indenização. “Sob o aspecto legal, a responsabilidade pela regulação é da seguradora. Mas, o ressegurador tem interesse em acompanhar o processo de perto, até porque, quase sempre, retém a maior parte do risco coberto”, diz o consultor, que é professor do MBA em Seguros e Resseguros da Escola Nacional de Seguros e sócio do escritório TM Law.

O especialista acrescenta que as seguradoras  conseguiram aprimorar bastante o corpo técnico que trabalha na regulação. Ao mesmo tempo, os resseguradores estão entendendo melhor as características do mercado local. Ainda assim, há espaço para avanços, especialmente na quantidade e na qualidade das informações disponibilizadas.

Qualidade

Fábio Torres lembra que a in- formação é a matéria prima das operações de seguros e resseguros e que, por essa razão, deve ser “precisa, transparente e rápida”, até para que se reflita no preço da cobertura do risco e na rapidez do pagamento da indenização. “Quanto mais qualidade e precisão tiverem as informações, mais segurança haverá na operação e menor o risco de conflitos entre seguradoras e resseguradoras”, ensina o consultor.

Em sua avaliação, o segurado também precisa estar atento para oferecer, com rapidez, todos os dados solicitados pelas seguradoras e resseguradoras, inclusive na hora do sinistro.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario